Os “Centistas em Ação” da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil voltaram à cidade de Estremoz e foram distinguidos com o 2º lugar e uma Menção Honrosa no Congresso Nacional que envolveu cerca de 240 alunos e professores dos ensinos básico e secundário e 24 escolas do País.
Organizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com o Município de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, o XIV Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de maio, objetivou fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação de ideias empreendedoras à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.
Neste concurso nacional, o projeto de obtenção de sais de cálcio a partir de resíduos de casca de ovo intitulado por “Egg Tec”, apresentado pelas alunas Ana Rita Henriques e Rosa Abrantes, orientadas e acompanhadas pela docente Honorata Pereira, foi considerado o segundo melhor trabalho desenvolvido no ensino secundário, destacando-se também, o trabalho “Living on 21 Century”, que consiste na criação de uma cidade eco sustentável, defendido por Francisco Borges e que mereceu uma Menção Honrosa.
O conteúdo científico, a originalidade, a comunicação teórica e a apresentação experimental, foram os critérios que levaram o júri a esta distinção, posicionando, assim, a EPTOLIVA na melhor classificação entre todas as escolas profissionais do País. Para além destes, mais 5 projetos da autoria de 11 alunos estiveram em exposição neste concurso, atestando à EPTOLIVA a escola com maior representatividade de trabalhos empreendedores.
Orgulhoso destes resultados, Daniel Costa, presidente da Direção da ADEPTOLIVA, considera que “o reconhecimento nacional da qualidade dos projetos de ciência, empreendedorismo e inovação que a EPTOLIVA vai colecionando, é a prova inequívoca do sucesso e da estratégia pedagógica traçada pela Direção. A aquisição de uma cultura científica e técnica valorizada na realização de projetos científicos é hoje uma prioridade e uma metodologia fundamental na formação profissional e social dos alunos da EPTOLIVA. A EPTOLIVA continua a afirmar-se como exemplo de boas práticas na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, conhecida e reconhecida a nível local, regional, nacional e europeu, pelo trabalho conjunto de professores, alunos e comunidade educativa. A EPTOLIVA é hoje uma escola diferente e diferenciadora que valoriza o verdadeiro ensino profissional.”