A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, venceu o concurso “Hidrogénio – A Próxima Geração de Energia” promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre em colaboração com a AP2H2 (Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio).
Este concurso que visa valorizar o potencial criativo de estudantes do ensino superior e secundário em Portugal, através de projetos inovadores desenvolvidos no âmbito de sistemas ou tecnologias relacionadas com a sustentabilidade energética, focadas no hidrogénio como vetor energético, foi disputado por vários agrupamentos de escolas do País e Instituições de Ensino Superior, tendo sido atribuído o 1º prémio, no valor de 5.000 euros, à EPTOLIVA, a única escola profissional selecionada neste concurso.
Pela originalidade, qualidade e impacto na geração sustentável de energia, o projeto “Fueling the Future”, orientado pela professora Honorata Pereira e desenvolvido pelos alunos, Francisco Borges, João Santos, Rute Pegado e José Monteiro, que consiste numa pilha bacteriana que produz electricidade, mereceu a unanimidade e o reconhecimento do júri, por evidenciar não só uma técnica potencialmente inovadora na produção de hidrogénio, como na aplicabilidade ambiental da despoluição de efluentes de rios contaminados.
A cerimónia pública de entrega dos prémios decorreu no Instituto Politécnico de Portalegre, no evento “A Festa do Hidrogénio”, e contou com a participação da INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial), DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia), LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) e da GALP.
Conforme referido pelo presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Costa, a escola “continua a levar o nome da região bem longe, dentro e fora do país, reforçando assim a importância e a valorização do Ensino Profissional”.
“Sem investigadores profissionais, sem cientistas, sem meios nem materiais de topo, é com grande capacidade de trabalho e inteligência que professores e alunos conseguem empreender e inovar diariamente na EPTOLIVA, fazendo desta escola uma referência ao nível das metodologias de ensino diferenciadoras, apostando claramente na componente prática e na proximidade à sociedade, como principais instrumentos educativos no objetivo claro de formar futuros”, afirmou ainda a concluir.