CentroTV

EPTOS Futuros promove o ambiente aliando design e ciência

Design, Ciência e Informática foram as áreas que marcaram a entrada no mês de junho do ciclo de videoconferências EPTO Futuros 2020, promovidos pela EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil).

A comemorar o Dia Mundial do Ambiente, o Município de Oliveira do Hospital associou-se à EPTOLIVA no EPTO Futuros “Design & Sicence na era das indústrias sustentáveis- missão 20/30”., assinalando o dia dos cursos técnicos de design / design de equipamentos em articulação com a Ciência.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, elogia esta iniciativa escolar como sendo “uma escola ciência, sustentável, criativa, inovadora, um espaço de sinergia que honra os Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e que honra a qualidade do ensino profissional em Portugal”.

Sustentabilidade ambiental e economia circular foram os temas centrais deste seminário que reuniu um leque de convidados de várias áreas tendo como moderadoras as professoras Honorata Pereira e Helena Raimundo.

Em nota de imprensa afirmam que “a promoção da economia circular, enquanto conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais constitui-se a missão 20|30 de educação da EPTOLIVA. O desenvolvimento de projetos científicos e ambientais que promovem a bioeconomia, a economia circular e o eco-design têm trazido à EPTOLIVA o reconhecimento quer a nível nacional como internacional,”

O dia do curso de gestão e programação de sistemas informáticos, sob o tema “Comunicação na pandemia: A resposta das organizações” promoveu o encontro entre convidados de várias áreas e serviços que testemunharam as mudanças vivenciadas ao nível da informação comunicação nas organizações.

Com a moderação do professor Mário Pinto, o ensino à distância, a telemedicina e o teletrabalho foram alguns dos exemplos apresentados pelos convidados, arquiteto Carlos Veiga, presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Pedro Couceiro, diretor dos Serviços Informáticos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra e João Pita Negrão, Senior Manager on Work Transformation Logic na Deloitte

Este período pandémico promoveu uma maior qualidade de trabalho e trouxe transformações significativas e mais seguras no espaço de socialização virtual. Jorge Couceiro conclui que “a informática é uma área necessária e em franca ascensão no futuro”.