CentroTV

Escavações arqueológicas em Vouzela

DCIM100MEDIADJI_0693.JPG

De 4 a 30 de julho estão a decorrer trabalhos de escavações arqueológicas em vários sepulcros pré-históricos do concelho de Vouzela.

Estes trabalhos de escavação inserem-se no projeto de investigação “Megálitos, espaços, gentes e ambiente nas manifestações tumulares pré e proto-históricas de Lafões”, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, para o quadriénio de 2020-2023. Este projeto resulta de protocolo de colaboração firmado com a Universidade do Algarve e tem em vista a inventariação, estudo e valorização deste singular património vouzelense.

Entre outros sítios, os trabalhos de campo decorrerão principalmente na vasta necrópole megalítica do Marco da Mata, na freguesia de Campia, onde se estão a recolher diversas elementos sobre a sua organização espacial e a cronologia dos seus numerosos sepulcros. É a primeira vez que têm lugar escavações arqueológicas nesta freguesia no âmbitos dos mais recentes projetos de investigação no concelho.

No sábado, dia 24 de julho, entre as 9h e as 16h, decorrerá um “Dia Aberto”, com a abertura destes trabalhos ao público, em particular aos residentes na freguesia de Campia.

O responsável pelos trabalhos estará disponível para apresentar o sítio arqueológico, os trabalhos em curso e os resultados esperados, a quem se dirigir às escavações naquele horário, sem necessidade de marcação prévia.