O projeto do MetroBus e o encerramento de Coimbra A foram aprovados pelo Governo PS, pelo anterior Executivo PS de Coimbra e tem financiamento Europeu.
Herdámos um projeto consolidado, concursado e sem qualquer possibilidade de reversão, representando um investimento na região de Coimbra de M€170. A alternativa seria parar tudo, pagar indemnizações e voltar à estaca zero. Coimbra continuaria parada durante mais umas dezenas de anos…
No passado defendemos outras soluções, todavia, agora, a nossa obrigação é executar o mais rapidamente possível aquela que foi a escolha realizada. A nossa missão é a de não atrasar o processo, vencer as vicissitudes e acelerar a concretização.
Ao atual executivo camarário compete corrigir e melhorar situações pontuais, o que fizemos a vários níveis (por exemplo, redesenhando a Praça 25 de Abril, impondo uma paragem no Alto de S. João, salvando dezenas de árvores, etc.), mas sem interferir com traçado do canal do MetroBus.
Não somos daqueles que se limitam a olhar e a recordar nostalgicamente o passado, estamos a construir um novo futuro, que proporcione um futuro a todos os residentes do concelho, em particular aos jovens.
Não somos daqueles que olham para o que se perde e para a garrafa meio vazia, mas sim daqueles que encaram a garrafa meio cheia, analisam o que se ganha e procuram forma de encher a garrafa. Somos daqueles que olham as ameaças como novas oportunidades de mudança e de crescimento.
Vamos ganhar uma estação central intermodal de qualidade internacional e uma nova centralidade da cidade.
Vamos ganhar a alta velocidade no centro da cidade, com um aeroporto internacional 30 minutos a norte e outro 50 minutos a sul, tempos perfeitamente normais nas metrópoles internacionais.
Vamos ganhar um novo urbanismo ribeirinho mais humano, mais aprazível, mais verde, mais acessível a tod@s, com muito mais qualidade e sem uma intransponível barreira de ferro, usufruindo mais intensamente da margem direita do Rio Mondego.
Vamos ganhar o edifício da Estação Nova, que passará para gestão da Câmara, com novos projetos e desafios, tirando partido da sua localização estratégica e da futura zona ribeirinha requalificada. A reconversão da atual estação, que será debatida com a cidade, deverá dar resposta a diferentes necessidades da comunidade local, prevendo-se a conjugação de usos, incluindo: espaço cultural e museológico (com galerias e exposições permanentes ou temporárias), serviços do sistema multimodal de transportes (disponibilização de informações e serviços de mobilidade); comércio, turismo e lazer (contribuindo para estimular a economia local); espaços de escritórios ou coworking (tirando partido da sua localização central e facilidade de acesso), apoio logístico (por reconversão das instalações dos motoristas da CP para motoristas dos SMTUC).
Vamos ganhar infraestruturas subterrâneas modernas e um transporte mais flexível, de 1º nível, como Coimbra nunca teve, e que, da Estação “Velha”, vai distribuir as pessoas pelos pontos mais importantes da cidade, sem necessidade de outros transbordos. O MetroBus é um transporte de futuro em Portugal e em todo o mundo: https://itdp.org/…/cities-need-good-public-transport…/
Coimbra está a crescer e está a recuperar o seu lugar; depois de um declínio de anos, recomeçámos a crescer demograficamente em 2022.
TEXTO:
José Manuel Silva
Presidente da Câmara de Coimbra
Ana Bastos
Vereadora da Câmara de Coimbra