CentroTV

Escola Básica de Pombal vence concurso para mascote de programa de Sensibilização para as Alterações Climáticas da Região de Leiria

Os alunos do 1º ciclo do ensino básico da Região de Leiria foram desafiados a criar uma mascote para o “Programa de Educação, Sensibilização e Informação Pública sobre Alterações Climáticas da Região de Leiria (PESIPAC-RL)”.

No concurso que decorreu até 19 de novembro, participaram 19 turmas, de 11 escolas básicas de 6 dos 10 concelhos da Região de Leiria, nomeadamente, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande e Pombal.

O trabalho vencedor premiado com uma visita ao Oceanário de Lisboa, foi elaborado pelos alunos da turma F do 4º ano, da Escola Básica de Pombal.

Esta mascote, além de figurar nos materiais a serem desenvolvidos no âmbito deste projeto, irá também funcionar como uma personagem amigável e divertida que facilitará a comunicação e interatividade com as crianças da Região de Leiria, assumindo o papel de “porta-voz” em matéria de sensibilização ambiental.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM da Região de Leiria) encontra-se a implementar o programa PESIPAC-RL, dirigido à população infantil e à população em geral, que tem por objetivo a promoção do conhecimento e literacia da população relativamente às Alterações Climáticas, capacitando-a e sensibilizando-a para a adoção de medidas de autoproteção e de adaptação para fazer face aos riscos a que a Região de Leiria se encontra particularmente exposta.

Atualmente, já podem ser consultados alguns dos materiais produzidos no âmbito do PESIPAC-RL, como os Manuais Interativos, que servem de suporte para a sensibilização sobre o impacto das alterações climáticas na Região de Leiria. Este projeto conta com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).