CentroTV

Escola Superior de Educação de Coimbra oferece curso de Português a refugiados ucranianos

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra vai oferecer 30 vagas do Curso Livre de Português para Estrangeiros a refugiados de origem ucraniana que tenham chegado a Portugal na sequência da situação de guerra que se vive no seu país.

O curso irá “funcionar às segundas e quartas-feiras, em horário pós-laboral, das 17h30 às 19h30 em formato online, permitindo assim que os participantes estejam em qualquer zona do país desde que lhes seja disponibilizado um computador com acesso a Internet. Para os refugiados que se encontrem em Coimbra, a ESEC disponibiliza ainda uma sala de aula onde possam assistir às aulas”, diz em comunicado a escola.

Esta iniciativa de “responsabilidade social da instituição, pretende apoiar a população ucraniana que, perante a situação de guerra, tenha como destino Portugal”.

A aprendizagem da língua portuguesa é “fundamental para o processo de integração das pessoas refugiadas que chegam ao país, constituindo uma condição facilitadora à sua melhor integração. Ao dar esta oportunidade de aprender a língua portuguesa, a ESEC, estará também a contribuir para melhorar as suas condições de sucesso, quer no mercado de trabalho, quer no sistema de ensino nacional”.

“Recordamos que a ESEC já tinha contribuído com a recolha de bens para a campanha ‘A Ucrânia precisa de ti’ promovida junto da comunidade do Politécnico de Coimbra, a qual resultou na recolha de cerca de 2 toneladas de bens essenciais destinadas à população ucraniana”.

A Escola de Línguas da Escola Superior de Educação de Coimbra tem ainda em “funcionamento cursos livres de Alemão, Francês, Língua Gestual Portuguesa, Inglês e Italiano”.

Os refugiados ucranianos interessados em frequentar o Curso Livre de Português para estrangeiros ou as instituições que tenham acolhido refugiados da Ucrânia que possam integrar o curso devem “contactar a Knowledge Factory – Language School da Escola Superior de Educação de Coimbra através do email gaiei-kf@esec.pt a manifestar o seu interesse até dia 18 de março”.