CentroTV

Escolas da Anadia receberam Bandeira Verde

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu o galardão da Bandeira Verde Eco-Escolas 2020-2021 a treze escolas do concelho de Anadia. A cerimónia de atribuição dos galardões decorreu, no passado dia 12 de outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

As Bandeiras Verdes foram entregues a duas alunas da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), em representação das escolas galardoadas. O Município de Anadia fez-se representar pelo Vereador Lino Pintado que recebeu, das mãos dos responsáveis da ABAE, o certificado de “Parceiro Eco-Escolas 2021”.

Conquistaram este galardão, o Centro Escolar de Arcos, o Centro Escolar de Tamengos, o Centro Escolar de Sangalhos, a Escola Básica 1 da Moita, o Centro Escolar das Avelãs, o Centro Escolar de Paredes do Bairro, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a Escola Básica de Vilarinho do Bairro, a Escola Básica 1 de Aguim, a Escola Básica 1 de Vila Nova de Monsarros, a Escola Básica 1 do Chãozinho/Jardim de Infância de Amoreira da Gândara e a Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada.

Para além da Bandeira Verde, a Escola Básica e Secundária de Anadia foi ainda distinguida com alguns prémios relativos às várias atividades em que esteve envolvida, nomeadamente “Alerta Invasoras!”, “Faber-Castel – Onde está o Ecolápis?”, “Geração Depositrão – Cartaz: Eficiência Energética dos Equipamentos”, “O Ar que Eu respiro – Painel Climar”, “Suspeitos do costume – Em busca dos suspeitos do costume” e “Hortas Bio – Plantas Companheiras”.

O Município de Anadia parabeniza as escolas pelo trabalho desenvolvido, em prol da sustentabilidade ambiental, que permitiu alcançar a Bandeira Verde, dignificando assim o concelho e toda a comunidade anadiense. De sublinhar ainda que os estabelecimentos de educação e ensino que participaram nesta iniciativa tiveram o apoio, logístico e financeiro, da autarquia.

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, que, em Portugal, é desenvolvido pela ABAE desde 1996. Este programa encoraja as comunidades escolares a desenvolverem ações no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas mesmas. O Eco-Escolas é coordenado a nível internacional, nacional, regional e escolar. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos, tendo também em conta as características do meio envolvente.