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Escolas do 1º ciclo de Seia dotadas com novos equipamentos informáticos

As escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Seia foram apetrechadas com novos painéis interativos, computadores e tablets, no âmbito das candidaturas de beneficiação e remodelação destes estabelecimentos de ensino, apoiadas pela comunidade europeia, anuncia a autarquia.

Os equipamentos, um total de 50 portáteis, 18 tablets e 2 desktops, foram entregues, esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, e pela vereadora da educação, Célia Barbosa.

“A estes, juntam-se 10 painéis interativos, instalados desde o final de março nas salas de aula e já em pleno em utilização, como na ocasião se pode verificar”, diz em nota a autarquia.

O objetivo desta ação é “dotar as escolas com ferramentas adaptadas à realidade atual, na prossecução de um ensino de qualidade, sendo os recursos digitais um importante complemento na aprendizagem e aquisição de competências das crianças”.

A intervenção nestas escolas, “além dos equipamentos instalados agora, incidiram grande parte na requalificação das infraestruturas (obras concluídas em 2020), e que em conjunto representam um investimento superior a 600 mil euros, financiado em 500 mil por fundos comunitários – FEDER”.

A empreitada de requalificação e beneficiação da Escola Básica de Santiago, no valor de 136 757,60 euros, “contemplou o restauro e reabilitação do edifício (que data de 1877), nos seus elementos estruturais e a remodelação funcional dos espaços, desde as salas de aula, até ao recreio coberto, passando pelas instalações sanitárias e espaço de refeitório. No âmbito da obra foram igualmente revistas as infraestruturas e instalações existentes, otimizando-se a eficiência energética do edifício”, revela ainda o município.

A requalificação da EB Abranches Ferrão (edifício de 1995) teve um investimento de 151 490,52 euros e a empreitada da Escola Básica Tourais/Paranhos (edifício de 1992) de 249 842,95 euros.

“Ambas as empreitadas compreenderam a reabilitação das características construtivas dos edifícios, passando, sobretudo, pela integração no edifício de áreas destinadas ao ensino pré-escolar e na requalificação da área existente para o ensino do 1º ciclo”, frisa.

Para o efeito, houve restauro e reabilitação parcial dos edifícios em consequência da remodelação funcional dos espaços, desde as salas de aula, criação de espaços para o ensino pré-escolar, conceção de recreio coberto, passando pela intervenção em parte das instalações sanitárias e na intervenção na Biblioteca (apenas da EB Tourais/Paranhos). Os projetos promoveram ainda a revisão das infraestruturas e instalações existentes.