Nos próximos dias 17 e 18 de julho irá decorrer na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) o Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação.
Este evento “convida os profissionais de educação a refletir sobre a educação em diversos contextos, numa perspetiva integrada e integradora, sobre a aprendizagem em diferentes contextos educativos em diferentes tempos, a promover a articulação entre o ensino e a aprendizagem com foco em práticas contínuas, diferenciadas e participadas, e o metaconhecimento sobre práticas, pedagogias, paradigmas de aprendizagem e de avaliação, revela a ESEC em nota.
“Atualmente o mundo bem como o ser humano experiência mudanças que implicam um processo de readaptação e evolução. Face a estas mudanças na sociedade diversas organizações internacionais têm colocado a tónica na urgência de alteração do paradigma educativo de forma a capacitar as novas gerações com instrumentos de resposta a desafios globais”, salienta.
A Educação e a Escola “devem proporcionar ferramentas para que os jovens, futuros adultos, aprendam a mobilizar valores e competências que, no futuro, lhes permitirão intervir na sociedade, tomar decisões livres e fundamentadas, tendo uma participação ativa, consciente e responsável na sociedade em que se inserem”.
Neste quadro de mudanças sociais é “necessário refletir sobre o caminho da Educação e as vias para a consecução dos objetivos educativos enunciados pelas entidades nacionais e internacionais. Urge, assim, refletir e debater, de forma transversal e integrada, sobre questões relativas à Educação, nomeadamente, pedagogia e didática, formação de professores, práticas organizacionais e desenvolvimento curricular”, sublinha ainda a escola.
Este evento pretende “desafiar os investigadores portugueses, e de todo o mundo, para uma partilha de saberes, de práticas integradas em contextos educativos e sobre o seu contributo para o desenvolvimento de competências para o século XXI”.
O colóquio conta com cerca de 60 comunicações, apresentação de 5 posters e 4 conferências plenárias com especialistas de renome: “Diversidade, Homogeneidade e Inclusão” por David Rodrigues do Conselho Nacional de Educação, “Revisitando o sentido do trabalho dos professores” por Assunção Flores do Instituto de Educação da Universidade do Minho, “O significado pedagógico e institucional da avaliação no contexto de políticas transnacionais”
por José Augusto Pacheco da Universidade do Minho e “A Escola como estação elevatória da vida” por Carlos Fiolhais da Universidade de Coimbra.