Várias vertentes artísticas, numa simbiose entre o fado e a dança, são apresentadas no dia 16 de julho, às 21h30, no Anfiteatro Romano de Bobadela, no espetáculo “Fado Bailado, Fado Cantado”, com entrada gratuita.
“Fado Bailado, Fado Cantado” é um espetáculo de luz, som, vozes e dança, onde o fado marca o tom. O Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade abraça a história e bailando e cantando, numa coreografia contemporânea, apresenta-se em mais um monumento nacional.
O espetáculo, noâmbito da Programação Cultural em Rede “À Beira do Fado”, apresenta na dança interpretações dos membros da escola de dança E-Motion (EDS), a par com a música do Coral Sant’ Ana, e interpretação dos bailarinos Denise Martins, André Madeira e Leandro Araújo, acompanhados pelo grupo “Fado ao Centro”.
A performance apresentada no Anfiteatro Romano de Bobadela resulta de workshops realizados pelos grupos participantes e vai ser possível assistir a várias e diferentes interpretações, através dos mais variados movimentos e técnicas.
Do ballet clássico às danças urbanas, passando pelas danças de salão, o fado é interpretado numa panóplia de movimentos e vozes, num momento único de arte, música e dança.
“À Beira do Fado” é um projeto em rede que junta os municípios de Arganil, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, através de concertos, exposições e palestras, entre outras iniciativas, numa programação dinâmica, que alia a tradição à contemporaneidade e na qual se valoriza o território, considerando o papel de destaque dos agentes, grupos e associações culturais locais.
Ao longo do mês de julho, o concelho de Oliveira do Hospital tem sido palco de iniciativas no âmbito da programação cultural em rede “À Beira do Fado”, com concertos e noites de fado de renome.
Os eventos culturais no âmbito do projeto “À Beira do Fado” prosseguem no mês de agosto, com datas a anunciar.