CentroTV

Espumante “Centenário das Aparições de Fátima” entregue ao Papa Francisco

Espumante foi entre ao Papa por Pedro Soares, presidente da CVR Bairrada

Bairrada lança espumante ‘Centenário das Aparições de Fátima’ e ofereceu, esta quarta-feira, a garrafa n.º 1 ao Papa Francisco – entregue em mão própria no Vaticano.

A associação deslocou-se ao Vaticano para oferecer ao Santo Padre a garrafa n.º 1 do espumante “1917-2017 Centenário das Aparições de Fátima”. Esta é uma edição comemorativa das aparições da Cova da Iria, da qual foram apenas produzidas 1917 garrafas. O rótulo integra a imagem de Sua Santidade e três pombas, que simbolizam a paz e a Santíssima Trindade.

Na base desta edição comemorativa está o desafio lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada aos produtores da região, para a criação de um único espumante capaz de reunir o melhor da Bairrada. A iniciativa contou com a participação de doze produtores, que doaram uma pequena parte do seu vinho da colheita de 2015. Sem fins lucrativos, a receita da venda do espumante irá reverter para uma instituição de solidariedade social, que será anunciada em breve.

Também o Turismo do Centro, através do seu presidente, Pedro Machado, ofereceu “ao Santo Padre uma escultura da Vista Alegre com a imagem de Nossa Senhora (escultura Aparição de Fátima com Oratóri Biscuit)”.

Acompanhado de Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro e vogal da comissão executiva do Turismo Centro de Portugal, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Pedro Machado fez a oferta em nome do Turismo Centro de Portugal e da Vista Alegre, empresa do grupo Visabeira.

“Senti uma emoção muito grande por estar na presença de uma figura tão carismática e que diz tanto a Portugal como é o Papa Francisco. O Santo Padre irradia calor e bondade e foi com grande simpatia que recebeu a nossa singela oferenda. É com grande satisfação que aguardo a possibilidade de o reencontrar, quando o Santo Padre honrar com a sua presença Fátima e o Centro de Portugal, em maio. Fiz votos de que a sua visita venha consagrar Portugal como um destino de Peregrinação, mas também, como um grande destino de Turismo Religioso no Mundo”, disse Pedro Machado após a entrega da escultura da Vista Alegre.

O Papa Francisco desloca-se a Fátima nos dias 12 e 13 de maio, para presidir ao Centenário das Aparições. O ponto alto das comemorações acontecerá com a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco