Hoje vai acontecer a última superlua de 2023. A lua estará maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da terra.
A lua estará a 357.181 quilômetros da terra. Em média, a distância entre a terra e a lua é de cerca de 384.400 quilômetros.
Espera-se que seja a maior e mais brilhante de 2023, tendo a particularidade de a lua ter tons de azul.
Em Portugal vai ter o seu pico na madrugada de quinta-feira, por volta das 2h30 (horário de Lisboa). Poderá ser vista, no entanto, desde o final da noite de quarta-feira.
Esta será a segunda superlua do ano, a primeira ocorreu no dia 1º de agosto. O fenômeno acontece quando é lua cheia ou lua nova.
O termo “superlua” foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Revelou na altura que era atribuido o selo “super” a uma lua cheia que ocorre com a lua no perigeu ou até 90 por cento próxima desse ponto. Não está claro por que escolheu o corte de 90 por cento na sua definição. Como o termo não é originalmente científico, instituições astronomicas podem divergir sobre a distância da Lua em relação à terra que caracteriza a superlua.