CentroTV

Estação espacial chinesa pode cair em Portugal

Zonas a amarelo são as mais prováveis para a queda da estação

A estação espacial chinesa Tiangong-1 está há alguns meses sem controlo. Mas ainda não se sabe o local onde vai despenhar-se. Há zonas de grande probabilidade e Portugal está abrangido.

Especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA) acreditam que o satélite chinês Tiangong-1 se despenhará na Terra durante o fim de semana de Páscoa, ou seja, entre os dias 30 de março e 2 de abril.

Porém, nota o Mirror que a previsão pode mudar, com o grupo de especialistas a atualizar as previsões para cada dois dias. Da mesma forma que não é possível ter 100% certeza da data em que o satélite chinês se despenhará, os especialistas também têm a localização incerta, indicando por enquanto que se dará muito provavelmente no hemisfério norte.

Entretanto, a ESA partilhou um mapa (acima) que mostra onde o satélite pode cair, com as zonas amarelas a serem os locais mais prováveis. Pode notar-se que, na linha amarela do hemisfério, Portugal se encontra entre os países em ‘perigo’ mas, nota a ESA, que não tem motivos para se preocupar.

 “Considerando o pior caso possível (as zonas amarelas do mapa) a probabilidade que uma pessoa seja atingida pelos detritos do Tiangong-1 é um milhão menor às probabilidades de ganhar o jackpot [da lotaria] Powerball.”, pode ler-se no comunicado da ESA.
Fonte: Notícias Minuto