Foi com um momento simbólico de entrega de camisolas a atletas e treinadores que foram apresentadas oficialmente, esta segunda-feira (11), as equipas apuradas para representar a Associação Académica de Coimbra / Universidade de Coimbra (AAC/UC) nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), que vão decorrer em Viana do Castelo, entre 16 e 28 de abril, adianta em nota a UC.
A AAC/UC vai participar nos Campeonatos Nacionais Universitários com equipas nas modalidades de Futebol de 11 Masculino, Futsal Feminino, Futsal Masculino e Basquetebol Masculino, num total de 76 estudantes-atletas.
A sessão de apresentação oficial, realizada no Estádio Universitário de Coimbra, contou com as presenças do reitor da Universidade de Coimbra (UC), do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) e do presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).
“A prática desportiva é uma missão de todos”, entre instituições de ensino superior, académicas e sociedade, sublinhou o presidente da FADU, Ricardo Nora, projetando as fases finais dos CNUC. Com mais de 70 equipas de 28 clubes, a competição que vai decorrer em Viana do Castelo promete ser “um momento marcante para o percurso” de cada estudante-atleta que nela participe.
Como “uma das grandes áreas de atuação da AAC” e um dos “grandes eixos de trabalho do dia-a-dia”, o desporto universitário é visto por João Caseiro como um ponto fundamental. O presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra assumiu que a época tem sido “desafiante”, mas, ao mesmo tempo, “muito bem-sucedida”, o que se tem refletido nos resultados – com quatro das cinco equipas elegíveis da AAC/UC a lograrem o apuramento para as fases finais dos CNU.
Já o reitor da UC, Amílcar Falcão, apelou à competitividade e ao desportivismo dos estudantes-atletas da AAC-UC: “Quando se compete, é preciso saber ganhar e saber perder, mas o que importar é saber dar o melhor. É isso que se espera, que saibam dar o vosso melhor e que ninguém se aleije”. Os estudantes atletas são, sublinha o Reitor, “um exemplo para toda a comunidade académica”. Por isso, Amílcar Falcão espera que, também nos CNU, “levem o espírito desportivo para a competição”.