Com a chegada da época natalícia, são muitos aqueles que se preparam para as habituais compras. Este ano, fruto da conjuntura económica, os consumidores estão a rever prioridades e prevê-se contenção: o valor a gastar será o mais baixo dos últimos três anos.
“Em média, os inquiridos dispõem-se a despender de 215 euros, menos 24 euros em relação a 2022 e menos 84 euros em comparação com 2021”. “O valor total de gastos será dividido da seguinte forma: 120 euros são para presentes (56 euros para crianças e 63 euros para outros), 80 euros para mercearia e 15 euros para decorações”, estes são alguns dos dados do Observador Natal 2023, realizado pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.
O estudo revela “que 98% dos inquiridos tencionam oferecer prendas de Natal, mas dizem que apenas entram na lista quem lhes é mais próximo (63%). O número médio de ofertas que cada pessoa planeia comprar é de 8.6, registando-se uma ligeira descida comparativamente ao ano passado”.
“A poupança parece dominar o pensamento dos inquiridos, que em 2023 enfrentam dificuldades acrescidas, nomeadamente com diminuição do poder de compra e taxas de juro elevadas, sendo que um terço dos inquiridos que tiveram de mudar de casa nos últimos anos indicam que o fizeram por motivos económicos”. “No total, 37% dos inquiridos avaliam a situação económica atual como pior do que há um ano”.
“Para procurar poupar, 49% dizem querer aproveitar descontos e promoções de fidelização para fazer compras, e a mesma percentagem refere que pretende comprar só os bens essenciais, 34% dizem ainda que reduzirão nas compras típicas da época que tenham aumentado o preço de forma significativa”, revela o estudo.
“Na lista de preferências quanto aos presentes a oferecer, os chocolates, biscoitos e bolachas ocupam o primeiro lugar, tal como em 2022, com 84%”. “Seguem-se as peças de vestuário e acessórios de moda (79%) e os vinhos ou outras bebidas (73%)”. “Neste ranking destaque ainda para os brinquedos que, apesar de surgirem apenas no quinto lugar na intenção total (63%, soma de “sim” e “talvez”), são os presentes que os inquiridos dão maior certeza de que irão comprar, reunindo 48% respostas afirmativas quanto à intenção de compra”.
“Os resultados desvendam, ainda, que 4 em cada 10 consumidores irão utilizar cartão de crédito neste período entre o Natal e o Final de Ano, prevendo gastar, em média, cerca de 240€ – menos 10€ do que em 2022”, conclui.



































































