CentroTV

Estrada da Beira em Coimbra vai ter passeios novos e 200 árvores

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de hoje, uma proposta de abertura de concurso público para a requalificação da Estrada da Beira, desde a rotunda da Casa Branca até o Alto de São João.

“A obra, onde a autarquia prevê investir 1,7 milhões de euros, pretende, essencialmente, melhorar a mobilidade pedonal, intervindo nos passeios para dar maior segurança e conforto aos peões, em detrimento do automóvel”, anuncia a câmara em nota de imprensa enviada à CentroTV.

A empreitada prevê ainda a “plantação de mais 200 árvores; o melhoramento das paragens dos transportes públicos; e a remodelação da iluminação pública, das redes elétricas de baixa tensão e de telecomunicações, bem como de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de águas”.

O objetivo da empreitada, que prevê um “investimento de 1,7 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias, será o de configurar os passeios pedonais para dimensões que permitam o conforto e a segurança dos peões, reduzindo a faixa de rodagem dentro das medidas regulamentares”. Os lancis serão substituídos, com o objetivo de recuperarem uma altura que impossibilite a ocupação dos passeios pelos automóveis, sendo colocadas rampas para acesso a veículos somente em locais onde se verifique tal necessidade.

A CM Coimbra vai também “plantar cerca de duas centenas de árvores, que serão integradas e harmonizadas com as atualmente existentes, de forma a dotar esta artéria da cidade de uma atmosfera mais saudável, minorando o ruído e contribuindo para a criação de um espaço mais verde e agradável”.

As redes de drenagem de águas pluviais e abastecimento de águas serão remodeladas, à semelhança das redes elétricas de baixa tensão e iluminação pública. Os locais de paragem dos transportes públicos “também serão melhorados, contribuindo para uma maior segurança e conforto dos utilizadores”.