CentroTV

Estudantes de Coimbra querem combater o isolamento dos mais velhos

A Associação Académica de Coimbra e a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) assinaram ontem, dia 22 de setembro, no edifício-sede da AAC, o protocolo de colaboração “Abraço de Gerações”, um novo projeto conjunto que possibilitará que os estudantes de Coimbra possam acompanhar idosos em situações de isolamento, auxiliando-os nas tarefas do dia-a-dia e promovendo novas experiências lúdicas e sociais aos estudantes e idosos.

O presidente da Associação Académica de Coimbra, afirma que “Este projeto vai combater o isolamento dos idosos que tem vindo a ser agravado pela pandemia, oferecendo um quotidiano diferente, canalizando todo o trabalho intenso que se faz na academia em termos culturais, desportivos e de intervenção cívica para a vida destes cidadãos”. Além disso, o líder estudantil refere que “estamos também seguros de que esta experiência possibilitará aos estudantes um crescimento cívico fundamental e que daqui sairão histórias belíssimas de amizade entre gerações”.

Além da possibilidade de acompanhamento do dia-a-dia dos idosos, o projeto possibilitará, também, que estudantes deslocados e em situação de carência económica possam coabitar com idosos que vivam sozinhos, de forma gratuita. Esta possibilidade estará dependente da avaliação da situação psicológica e económica dos interessados e merecerá uma monitorização profissional contínua. “Este abraço de gerações irá intervir no núcleo mais fundamental da vida dos estudantes e idosos. Juntaremos pessoas que, apesar de não serem familiares, levarão esta interação para o resto das suas vidas e terão para sempre uma amizade profunda na cidade de Coimbra”, conclui João Assunção.