CentroTV

Estudo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra revela que resposta da vacina contra Covid-19 é eficaz em 97,7 por centro

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem vindo a levar a cabo um estudo de grande dimensão relativo à resposta imune humoral (mediada por anticorpos) e celular (mediada por linfócitos T) à vacina COVID-19,  proposto a todos os seus cerca de 9000 funcionários.

Este estudo, que envolve doseamentos seriados de anticorpos ao longo de um ano, revelou até ao momento que a resposta humoral foi adequada em 97,7% da população estudada. Demonstrou ainda que o título médio de anticorpos em resposta à vacina vai diminuindo com a idade, sendo esta descida mais marcada nos indivíduos do sexo masculino. Também se verificou que a resposta humoral à vacina é mais acentuada em indivíduos que estiveram anteriormente expostos ao vírus SARS-CoV-2, quando comparada com os indivíduos naïve (i.e. indivíduos que nunca foram expostos a SARS-CoV-2).

A avaliação aos​​​​​​​​​​​​ 3 meses após a conclusão do processo de vacinação, revelou uma acentuada descida dos anticorpos, sendo esta mais marcada em indivíduos naïve, o que poderá não ser forçosamente sinónimo de perda de imunidade, já que esta poderá ser assegurada pela imunidade celular e pela presença de linfócitos B de memória. Contudo, aguardam-se as próximas avaliações dos 6 e 12 meses, que permitirão tirar conclusões mais exatas sobre a imunidade a longo prazo.

A imunidade celular é, igualmente, um componente importante na proteção contra o SARS-CoV-2, estando demonstrado em outros coronavírus que é ela que assegura a imunidade a longo prazo, quando os níveis de anticorpos descem.

Este estudo, realizado no CHUC, mostra que 98,2% dos indivíduos naive vacinados desenvolveram imunidade celular adequada contra SARS-CoV-2, 21 dias após completarem o processo de vacinação. Curiosamente, os indivíduos que não desenvolveram imunidade celular adequada, apresentam uma resposta humoral (i.e. por anticorpos) eficiente. E, de forma similar ao observado para a resposta humoral, indivíduos anteriormente expostos a SARS-CoV-2 apresentam uma resposta celular mais forte do que os indivíduos naive.

Os resultados preliminares deste estudo indicam que a vacina contra a COVID-19 leva ao desenvolvimento de uma resposta imune adequada na grande maioria dos indivíduos (mais de 97%), tanto a nível da imunidade humoral, como da imunidade celular; a resposta imune à vacina é mais acentuada em indivíduos anteriormente expostos a SARS-CoV-2.