CentroTV

Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria lança concurso gastronómico “The most saltainable dish in Europe”

O Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, em parceria com a distinção “Região de Coimbra: Região Europeia da Gastronomia 2021/2022, lançou, no dia 29 de novembro de 2021, o concurso gastronómico “The most saltainable dish in Europe”.

Segundo a organização, este concurso, visa “promover a criatividade e a inovação através de práticas de culinária mais sustentável e circular, conjuntamente com a promoção da utilização de produtos autóctones e sazonais, providenciando um espaço de partilha cultural entre as regiões e participantes”.

O concurso é dirigido a “maiores de 18 anos, que sejam provenientes de uma das regiões que integram a Rede de Regiões Europeias da Gastronomia do Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT)”.

As propostas podem ser “enviadas até ao dia 31 de janeiro e devem ser feitas mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição online – https://bit.ly/3rr8STE -, acompanhada de uma ficha técnica preenchida em português ou inglês, bem como de duas fotografias: 1) dos ingredientes utilizados; e 2) da confeção do prato”.

O prato salgado que melhor responder aos” critérios acima referidos será considerado o vencedor, tendo como prémio um food gift da Região de Coimbra. Recorde-se que a Região de Coimbra é Região Europeia de Gastronomia 021-2022 e, numa das várias ações que já realizou, recebeu a final europeia do “European Food Gifts”, um concurso com produtos comestíveis e não comestíveis, que obedece a uma série de critérios como a autenticidade e ligação profunda ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade, a portabilidade, entre outros, que serão avaliados por um júri de peritos regional e internacional”.

Todas as receitas submetidas da concurso “farão parte de uma publicação digital, em português e inglês, com a explicação do Pacto Ecológico Europeu. As normas de participação neste concurso podem ser consultadas na página web do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, e respetivas redes sociais”.