CentroTV

Évora é a cidade escolhida para Capital Europeia da Cultura 2027

Foi hoje escolhida a capital Europeia da Cultura 2027, Aveiro era uma das candidatas e não conseguiu alcançar o título.

Évora é a cidade portuguesa que, ao lado de Liepaja, na Letónia, vai representar a Capital Europeia da Cultura 2027.

A decisão foi anunciada esta quarta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pela voz de Beatriz Garcia, presidente do júri

No próximo dia 13 de dezembro, às 18h30, no Teatro Aveirense, irá decorrer uma apresentação da versão final da candidatura, um balanço do projeto “Aveiro, Capital Europeia da Cultura 2027”, assim como os passos que serão dados no futuro próximo, concretizando boa parte dos que estavam definidos na Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

A preparação da candidatura de Aveiro teve início em 2016, intensificando-se em 2019 com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2030. Seguiu-se um processo de auscultação e participação alargada, que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também vários outros setores de atividade, bem como as comunidades da Cidade e Região.

A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 foi liderada e promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo como copromotores a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

Em Portugal, antes de Évora houve três capitais europeias da cultura, Guimarães (2012); Porto (2001); e Lisboa (1994).