O ex-presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, foi condenado, esta tarde, a quatro anos de pena suspensa por três crimes na adjudicação de três obras, tendo que pagar44.502 euros no prazo de três anos, para não cumprir pena.
Os administradores das empresas de construção, assim como engenheiros, foram também condenados a igual pena.
Carlos Marta estava acusado dos crimes de prevaricação de titular de cargo político, falsificação de documentos e favorecimento de credores.
Presidente da Câmara Municipal de Tondela entre 2001 e 2013, pelas listas do PSD, Carlos Manuel Marta Gonçalves começou no desporto com a licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Superior de Educação Física (ISEF), que o levou a lecionar na preparatória e depois na secundária de Tondela.
Em 1988, iniciou as funções de delegado da Direção Geral dos Desportos de Viseu, altura em que foi também diretor do Centro Desportivo de Lamego.
Foi vereador da câmara de Tondela de 1989 a 1993, cargo que repetiu no mandato de 1997 a 2001, findo o qual foi eleito presidente da Câmara, cargo que ainda exerce: os 10 anos (1991 a 2001) de deputado na Assembleia da República deram-lhe outra experiência política.
A sua caminhada no futebol passa pela presidência da Associação de Futebol de Viseu e pela liderança da Comissão Parlamentar de Fiscalização do Euro2004.