CentroTV

Exercício “A Terra Treme” em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico “A Terra Treme”.

No Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, este exercício preventivo foi realizado em todo o território nacional, exatamente às 10h13, numa ação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

No concelho de Oliveira do Hospital, a iniciativa envolveu mais de uma centena de participantes, entre alunos, professores e auxiliares, técnicos do Gabinete de Ação e Coordenação Local da Proteção Civil e Defesa da Floresta da autarquia e Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. Aos alunos foram transmitidas algumas explicações sobre o que é um sismo, o que pode acontecer, que atitudes de prevenção devem ser tomadas e que comportamentos se devem adotar em situação real.

Após esta breve ação de sensibilização pelos técnicos do gabinete municipal e pelos bombeiros, foi visionado um pequeno filme demonstrativo, seguindo-se o exercício de simulação que culminou com a evacuação dos alunos e professores da sala de aula para o ponto de encontro em zona de segurança, conforme o plano de emergência em vigor na escola.

O exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico teve a duração de um minuto e visou alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O objetivo é conhecer e praticar os três gestos clássicos de autoproteção e que podem salvar vidas em caso de tremor de terra: baixar, proteger e aguardar.

É o quinto ano consecutivo que o Município de Oliveira do Hospital adere à iniciativa promovendo este exercício público que visa informar a população, com especial enfoque nos alunos do 1.º CEB. Com efeito, é uma forma de os preparar para o eventual risco e de os capacitar enquanto agentes sensibilizadores da população em geral para estas questões de segurança.

A ação, no Centro Escolar de Nogueira do Cravo foi acompanhada de perto pela vereadora da Floresta e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias que sublinha a importância deste exercício que prepara os participantes para este incidente e incentivou os alunos a partilharem, junto da sua família e amigos, a informação e procedimentos adquiridos.

Promovido em todo o território nacional, este exercício público que qualquer cidadão podia fazer individualmente, visou envolver todas as comunidades nesta ação de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua auto-proteção em situação de emergência.