CentroTV

Exposição de Teresa Vilar no Clube Médico de Coimbra

A exposição de pintura ‘em fusão’ da artista plástica Teresa Vilar continua patente, no Clube Médico, em Coimbra.

Concebida especificamente para a Ordem dos Médicos, esta mostra, com 18 trabalhos em acrílico sobre tela, remete para a presença da água, bem como de temperaturas e aromas.

Teresa Vilar nasceu em Prado (Vila Verde/ Braga) e, atualmente, divide o seu quotidiano entre o Minho e a Praia da Barra (Aveiro).

No momento da inauguração, Dulce Menezes, presidente da Magenta, fez o ‘retrato’ da artista plástica: “A Teresa faz questão de conceber cada exposição como um ato único, direcionado para o lugar específico e o público que é expectável, portanto, na organização de uma coleção toda direcionada ao título único que lhe atribui”.

Já sobre a obra, Dulce Menezes disse: “É uma pintura que aparenta ser abstrata mas possui referências muito concretas à realidade. Daí que os seus quadros funcionem como ‘janelas’ para uma paisagem povoada ora de elementos concretos em abstração (por exemplo, a terra, a água, o céu, o sol, silhuetas de animais/pessoas, plantas), ora de elementos abstratos a tentarem materializar-se.”.

Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, destacou o facto desta pintura “estabelecer pontes com a Medicina, porque a água é vida”.

Centrando a sua mensagem no espaço onde se materializa esta exposição, Carlos Cortes asseverou: “Esta casa é importante, porque é nela que fazemos a ligação à sociedade civil através de exposições, palestras, divulgação da arte de médicos e outros profissionais. A Ordem serve para regular a profissão médica mas serve, sobretudo, para zelar pelos nossos doentes. Portanto, esta, é uma casa de todos”.

Teresa Vilar (Braga, 1953) frequentou a Escola Superior Artística Soares dos Reis, no Porto, e licenciou-se em Design/Artes Gráficas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.

A primeira exposição individual, em 1986, marca também o início da sua dedicação ao ensino no 3º ciclo (Braga) na Área de Expressões.

Foi desenvolvendo, paralelamente, produções gráficas no contexto da vivência da comunidade escolar e projetos artísticos experimentais.

A exposição ‘em fusão’ ficará patente até ao dia 19 de março de 2016, no Clube Médico (Av. Afonso Henriques, 39, Coimbra).