CentroTV

Exposição fotográfica “Ex-voto” patente no Centro Cultural Penedo da Saudade

Terça-feira, dia 19, às 18h00, é inaugurada no Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra a exposição de fotografia intitulada “Ex-voto”, da autoria de Lucília Monteiro e com a apresentação de João Maria André.

Patente até 15 de maio, a mostra documenta uma tradição religiosa. “Os ex-votos integram um ritual antigo que expressa a fragilidade dos homens e a omnipresença de Deus, ecoando o sacrifício, a entrega de um pedaço de si mesmo como pagamento da retribuição da divindade”, frisa em nota o Centro Cultural Penedo da Saudade. “Este ato de fé materializa-se em diferentes formas que, tradicionalmente, seriam partes do corpo em madeira ou cera mas que rapidamente se expandiram para outras expressões como a roupa, objetos, monumentos, fotografias ou pinturas”, acrescenta.

“Neste trabalho, a escolha centrou-se nos ex-votos de cera e fotográficos, ambos representantes simbólicos da era da reprodutibilidade através do negativo ou molde que permitem a sua multiplicação”. “Procura elaborar uma reflexão sobre o corpo contemporâneo, o corpo do ‘Eu’ e os seus simulacros através da problematização da necessidade que o Homem sempre demonstrou em representar-se, tanto na arte como na religião”, conclui.

Lucília Monteiro nasceu em 1966 em Santa Cruz, na Madeira. Em 1988 ingressou no Curso Superior de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto e iniciou seguidamente a sua carreira de fotojornalista. Atualmente exerce funções na revista Visão.