No dia 13 de março, quinta-feira, às 12h00, no UC Exploratório, será inaugurada a próxima grande exposição do UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
A inauguração da exposição interativa de ciência dedicada ao cérebro linguístico, “Talking Brain” enquadra-se no âmbito de um acordo de colaboração entre a Fundação “la Caixa” | BPI e a Universidade de Coimbra, através do seu UC Exploratório, adianta em nota o Exploratório.
Esta sessão de inauguração conta com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do Curador da Fundação “la Caixa” | BPI, Artur Santos Silva, e do diretor do UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Paulo Trincão.
A assinatura de um protocolo de colaboração entre estas entidades decorrerá na sessão de inauguração e contará ainda com a presença de Ana Feijó, Diretora Regional da Fundação “la Caixa”, e Javier Hidalgo, Diretor de Exposições Científicas da Fundação “la Caixa”.
A sessão integra a performance Música e Cérebro, um Diálogo Sonoro, pelo Duo Ritornello, Clara Dias e António Ramos.
A exposição Talking Brains, uma produção internacional e interativa, estará patente ao público de 13 de março de 2025 a fevereiro de 2026, no horário habitual do UC Exploratório. Como resultado do acordo celebrado, para além de Talking Brains, o UC Exploratório acolherá ainda as exposições Espelhos, em 2026, e Printing 3D, em 2027.
O UC Exploratório é um espaço de promoção da ciência e da cultura científica, com atividades destinadas a todos os públicos. Foi, em 1995, o primeiro centro interativo de ciência a ser criado em Portugal, numa forte ligação à Universidade de Coimbra, e integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, esta criada em 1998.
Situado no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, num complexo de dois edifícios a integrarem um planetário com projeção hemisférica a 360 graus, o UC Exploratório tem desenvolvido ao longo destas quase três décadas de atividade um programa para a cidade, para o país e, cada vez mais, com ligações internacionais, no propósito fundamental de promoção e divulgação da cultura científica.