A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, através do Fab Lab Aldeias do Xisto, irá presidir à Associação FabLabs de Portugal – Associação Portuguesa de Laboratórios de Fabricação Digital no triénio 2023/2025.
A tomada de posse decorreu no Encontro Nacional de FabLabs, que teve lugar no Fundão, nos dias 21 e 22 de setembro de 2023, para assinalar os 10 anos de fabricação digital no Fab Lab Aldeias do Xisto. Os novos órgãos sociais são constituídos pelas seguintes instituições:
Assembleia Geral
Presidente – NOVOTECNA – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico
Secretário – AIP – Associação Industrial Portuguesa
Secretário – ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo
Direção
Presidente – ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto
Vice-Presidente – Município de Lisboa
Vice-Presidente – Labelec – Estudos, Desenvolvimento e Actividades Laboratoriais,
S.A.
Vice-Presidente – Instituto Politécnico de Bragança
Vice-Presidente – OPO-Lab
Vice-Presidente – Câmara Municipal de Porto de Mós
Vice-Presidente – Buinho Associação
Conselho Fiscal
Presidente – ACILIS – Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de
Mós
Vice-Presidente – Instituto Politécnico da Guarda
Vice-Presidente – ACIBTM – Associação para o Centro de Incubação de Base
Tecnológica do Minho
Para Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR, “a eleição para a Presidência da Associação FabLabs de Portugal constituiu uma enorme responsabilidade, em que a direção se irá propor a afirmar e reforçar o papel dos FabLabs, aumentar o número de FabLabs (atualmente são 23 estruturas), internacionalizar e criar condições na criação de serviços que permitam a empresas e entidades ir mais longe na agenda da inovação. O Fab Lab Aldeias do Xisto foi um dos primeiros do país e foi essencial para a implementação do ecossistema de inovação do Fundão, sendo um ponto de atração, de reflexão, de criação de conhecimento e de criação de redes. A eleição para a presidência da Associação atesta a importância desta infraestrutura no panorama nacional e coloca-nos o desafio de continuar a evoluir e a criar novos serviços e novas estratégias”.