CentroTV

Falcões vão controlar pombos na área do Mercado D. Pedro V em Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra contratou a empresa TFalcon Madeira – Unipessoal, Lda. para prestação de serviços de falcoaria no Mercado Municipal D. Pedro V, durante seis meses, às sextas-feiras e aos sábados, pelo período de quatro horas diárias.

“O serviço, que se inicia amanhã, dia 13 de dezembro, das 08h00 às 12h00, tem como objetivo o controlo de pombos durante os dias de maior movimento no edifício e na área envolvente ao Mercado, a que se soma uma forte componente lúdica e didática permitindo a interação dos falcões com o público”, revela a autarquia em nota de imprensa enviada à CentroTV.

Segundo o município, “uma das problemáticas com que se debatem os centros urbanos nos dias de hoje é a proliferação exponencial de algumas espécies, como os pombos, que acarretam riscos para a higiene e limpeza dos espaços públicos; e que danificam o património. Sendo o Mercado Municipal D. Pedro V um espaço destinado, essencialmente, à comercialização de alimentos, a CM Coimbra, fazendo face a reivindicações dos comerciantes, contratou um serviço de falcoaria, que tem sido muito usado junto de aeroportos, cadeias hoteleiras, esplanadas e espaços públicos de interesse turístico para ajudar na mitigação destas situações”.

O serviço no Mercado Municipal inicia-se amanhã, 13 de dezembro, das 08h00 às 12h00. O método consiste na libertação de aves de rapina, neste caso falcões, que afastam outras aves, como, por exemplo, pombos e gaivotas, estando os mesmos treinados não agredir.

Esta iniciativa é também encarada pela autarquia como de “componente lúdica e didática, pois permitirá a interação destes animais com as pessoas, desde logo por não serem comummente vistos a sobrevoar locais públicos, contribuindo também para a dinamização do espaço às sextas-feiras e aos sábados, nos próximos seis meses”.