CentroTV

Faleceu Álvaro Lambelho Ramos, ex-presidente da Câmara da Covilhã

Faleceu Álvaro Lambelho Ramos, ex-presidente da Câmara da Covilhã.

A autarquia decretou três dias de luto e funeral realiza-se hoje, 3 de Janeiro, às 15H00, no Cemitério de Aldeia de Joanes

A Câmara Municipal da Covilhã emitiu uma nota de pesar onde lamenta “profundamente o falecimento de Álvaro Lambelho Ramos, antigo presidente da Câmara da Covilhã (1986-1989).Álvaro Lambelho Ramos, ocupou diversas funções públicas e políticas, perpetuando a sua marca na região e destacando-se em diversas áreas”.

“Neste momento de profunda consternação”, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, “endereça publicamente, em nome da autarquia, as mais sentidas condolências à família e amigos”.

Álvaro Lambelho Ramos, nasceu a 29 de Março de 1932, na freguesia de Aldeia de Joanes, Concelho do Fundão e iniciou a sua atividade profissional em 1947, na Metalúrgica do Fundão, Lda, como aprendiz de mecânico auto.

Em 1958 foi convidado a fazer parte da sociedade da firma Garagem de São João, Lda e em 4 de Fevereiro de 1970 fundou a empresa “Álvaro Ramos, Lda” (Nevauto), na Covilhã, concessionária transformada em 29 de Maio de 1995 em Sociedade Anónima.Sócio das principais associações ligadas aos sectores que representa, tais como a ACAP – Associação do Comércio Automóvel de Portugal, ANAREC – Associação Nacional de Abastecedores e Revendedores de Combustíveis e ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel.

Foi eleito, em 30 de Março de 1993, vice-presidente da Assembleia Geral da ANECRA, ocupando desde 31 de Março de 1995 até à presente data, o cargo de Presidente da Assembleia Geral da mesma Associação.

Por todo o trabalho desenvolvido em prol da ANECRA foi-lhe atribuído o Cristal de Honra “Dedicação Associativa”.Sócio de mérito do Sporting Clube da Covilhã, foi presidente da Assembleia Geral do clube de 1979 a 1983, tendo dirigido o mesmo como Presidente da Direcção entre os anos de 1983 e 1985.

Foi presidente da Câmara Municipal da Covilhã entre 1986-1989, e da Associação de Municípios da Cova da Beira entre 1987 -1990.De 1988 a 1991 ocupou o cargo de presidente do Conselho Fiscal da LAR – Linhas Aéreas Regionais.

Foi ainda membro da Comissão Instaladora da Universidade da Beira Interior (UBI) entre os anos de 1987 e 1991, presidente da Assembleia Geral do Aero Clube da Covilhã e do Conselho Fiscal do Grupo de Dadores de Sangue da Covilhã.