Faleceu António Manuel Portugal, antigo presidente da Câmara de Tábua, entre 1976-1982 e depois entre 1986-1989.
“Foi com profundo pesar que a Câmara de Tábua tomou conhecimento do falecimento, esta manhã, do Senhor Engº António Manuel Barata Portugal”, adianta hoje em comunicado a autarquia.
“O Engº Barata Portugal fica associado à história de Tábua pela sua dedicação ao serviço público que teve expressão máxima no exercício do nobre cargo de Presidente da Câmara Municipal de Tábua entre 1976 -1982 e entre 1986-1989, o qual desempenhou tendo sempre presente o objetivo de dar resposta aos problemas dos Tabuenses e contribuir para a construção de um Concelho mais desenvolvido”, recorda.
Para além das funções autárquicas, “destaque para o seu contributo para a vida associativa no Concelho de Tábua, tendo integrado os Órgãos Sociais de diversas Instituições locais, bem como para o seu percurso profissional, enquanto empresário”, sublinha ainda a Câmara.
Segundo a autarquia, a “dedicação ao concelho foi reconhecida pelo Município de Tábua, ao atribuir ao Engº António Barata Portugal em 10 de Abril de 2013 a Medalha da Honra do Concelho, estando ainda o seu nome perpetuado na toponímia da Vila de Tábua”.
No passado dia 10 de Abril, foi inaugurada a Galeria dos antigos presidentes de Câmara no Salão Nobre dos Paços do Município, a qual integra a figura de Barata Portugal.
“Nesta hora de dor, em nome da Câmara Municipal,” o presidente da Câmara de Tábua envia as “profundas condolências a toda a Família.Num ato de reconhecimento público do seu valor como cidadão, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, declarou Luto Municipal nos dias 11 e 12 de julho de 2023, sendo colocada a meia haste a Bandeira do Município”.