O vereador da Câmara de Coimbra, Carlos Cidade faleceu hoje vítima de doença.
Tinha sido internado ontem de urgência no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com falência dos rins, uma das complicações com Covid-19 de que padecia , segundo adiantou o presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, Nuno Moita.
Carlos Cidade, de 63 anos, foi vice-presidente da Câmara de Coimbra e presidente do PS de Coimbra.
Atualmente era vereador do PS na oposição na Câmara de Coimbra.
“É com extremo pesar e consternação que informamos do falecimento do nosso camarada e amigo, Carlos Manuel Dias Cidade”, revela esta tarde em comunicado o PS Coimbra.
“O Carlos era o mais profundo sentido de camaradagem, ele era Coimbra, ele era o PS.Parte um dos maiores nomes da história do PS em Coimbra e fica o seu legado de incansável trabalho em prol dos outros e do seu partido.Mais informações sobre as cerimónias funebres serão dadas em breve”, refere.
Carlos Cidade era licenciado em Direito, no ISBB, em Coimbra e com Pós-Graduação em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, pelo CEDOUA, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Exercia a sua atividade profissional no Departamento Jurídico da Águas do Centro Litoral, SA (Grupo Águas de Portugal).
Em representação do Município de Coimbra, exerceu funções de Presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural do Paúl de Arzila e da Comissão Ambiental de acompanhamento da Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico de Coimbra, no biénio 2016/2017. Membro do Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários/Coimbra 2018. Exerceu funções de dirigente sindical desde 1980 até 1993.
No plano associativo foi VicePresidente na Direção da AAC-OAF (2000-2002) e membro da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica de Coimbra/OAF, assim como exerceu a Presidência da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Desenvolvimento Rural e Social da Margem Sul do Mondego.
No campo autárquico exerceu as funções de Adjunto e de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, entre Agosto de 1994 e Janeiro de 2002.
Foi Deputado Municipal à Assembleia Municipal de Coimbra, pelo Partido Socialista, nos mandatos 1993-1997, tendo sido reeleito sucessivamente nos mandatos 1997-2001, 2001- 2005 e 2005-2009. Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, no mandato 2009-2013, sem pelouros atribuídos, nos mandatos 2013-2017 e 2017-2021, responsável pela Gestão Urbanística, Ambiente, Espaços Verdes e Jardins, Mercados e Desporto.
No mandato 2021-2025 exerce a função de Vereador sem pelouros atribuídos. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, no mandato 2017-2021.
No plano político é membro da Comissão Nacional do PS, da Comissão Política Distrital de Coimbra do Partido Socialista e Presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do Partido Socialista.
Antigo militante do PCP, do qual se afastou na década de 1990, Carlos Cidade exerceu também funções de dirigente sindical da CGTP, entre 1980 e 1993, tendo assumido a coordenação da União dos Sindicatos de Coimbra (USC) durante vários anos.
Lamento profundamente a morte de Carlos Cidade. Um abraço de muito pesar a toda a sua família e amigos.
Maria Leonor Bettencourt