Fernando Bernardo Leitão, de 85 anos, faleceu hoje, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
O falecido era pai do diretor e proprietário da CentroTV, Paulo Lencastre Leitão, sendo também ex-dirigente de diversas instituições da cidade de Oliveira do Hospital e da vila de Avô.
Fernando Bernardo Leitão nasceu em Coimbra onde frequentou o ensino básico, secundário, tendo também entrado em engenharia na Universidade de Coimbra. Ingressou depois na Força Aérea onde foi oficial, exercendo entre outros o cargo de agente da Polícia Judiciária Militar.
Casou com Maria Henriqueta de Campos Lencastre Leitão, filha do conhecido médico e poeta, Vasco de Campos, em Avô. Teve dois filhos, Paulo Lencastre Leitão e Ana Lencastre Leitão.
Depois do casamento o casal viveu uns anos em Leiria, onde Fernando Leitão, trabalhava na Segurança Social.
Vieram depois residir para Oliveira do Hospital, onde Fernando Leitão passou a trabalhar no então Banco Borges & Irmão, posterior BPI, até à sua reforma.
Fernando Leitão foi um ativo colaborador de diversas instituições de Oliveira do Hospital e Avô.
Fez parte dos fundadores da ARCIAL – Associação de Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, do Coral de Santana e da Confraria do Medronho.
Trouxe também o Cambridge School para a cidade oliveirense. Foi ainda presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Oliveira do Hospital ou colaborador da Rádio Boa Nova,
Foi também dirigente da Fundação Aurélio Amaro Diniz, que é proprietária do Hospital e do Lar de Idosos da cidade oliveirense.
Teve uma pequena passagem pela política, tendo sido deputado à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital pelo CDS.
Já em Avô, onde residiu nos último anos, foi presidente da direção da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, Filarmónica Avoense e Rancho Folclórico “As Camponesas do Alva”.
A câmara-ardente tem lugar a partir desta quarta-feira, dia 6 de setembro, pelas 16h00, na casa da família em Avô.
A missa de corpo presente decorre amanhã, quinta-feira, dia 7 de setembro, pelas 12h00 na Igreja Matriz de Avô, seguindo-se o funeral para o cemitério local.