CentroTV

Faleceu João Calvão da Silva

João Calvão da Silva, docente universitário da Universidade de Coimbra, faleceu com 66 anos vítima de doença prolongada.

Em 2015, foi nomeado ministro da Administração Interna do breve XX Governo Constitucional liderado por Passos Coelho.

O presidente do PSD, Rui Rio, expressa as mais profundas condolências pelo falecimento do professor João Calvão da Silva, em seu nome pessoal e em nome do Partido Social Democrata. Calvão da Silva, que faleceu esta manhã, aos 66 anos, desempenhou diversos cargos no PSD, destacando-se pela sua militância ativa e defesa das causas nacionais.

Professor universitário de carreira, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1975; terminou o curso complementar (equivalente ao mestrado) em Ciências Jurídicas, em 1986, e o doutoramento em Direito Civil, em 1990. Era professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde esse ano.

Entre 1983 e 1985 foi Secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro-Ministro do IX Governo Constitucional, dirigido por Carlos Alberto da Mota Pinto, que conheceu na Universidade de Coimbra.

Depois da experiência governativa, entre 1985 e 1992, foi presidente da Comissão de Fiscalização da TAP Portugal; e entre 1992 e 1995 foi membro do Conselho Superior do Ministério Público. Em 2005 foi eleito membro do Conselho Superior da Magistratura, até 2009.

Calvão da Silva voltou à política ao ser eleito deputado, pelo Partido Social Democrata, nas legislativas de 1995, integrando a Comissão de Assuntos Constitucionais, até 1999.

Entretanto, foi, sucessivamente, administrador do Banco Totta e Açores, do Crédito Predial Português e da SIC.

Em novembro de 2013, emitiu um parecer, enquanto jurista, atestando a idoneidade de Ricardo Salgado enquanto Presidente do Banco Espírito Santo.