CentroTV

Faleceu mais uma vítima dos fogos de 15 de outubro em Oliveira do Hospital

Bernarda Matias tinha 66 anos

Bernarda Matias, de 66 anos, faleceu esta manhã no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em consequência das queimaduras e problemas dos sistema respiratório que sofreu no incêndio de 15 de outubro.

Fonte oficial confirmou o óbito à CentroTV da senhora que deixa duas filhas maiores e dois netos.

A vítima mortal que era funcionária da junta de freguesia de Ervedal da Beira e depois de o fogo se aproximar da povoação fugiu com um sobrinho num automóvel. À saída da povoação ervadelense tiveram um acidente e o fogo acabou por atingir o veículo.

O sobrinho sofreu também queimaduras, mas num grau muito menor.

Bernarda Matias foi inicialmente transportada para o Hospital de S. José em Lisboa e mais tarde para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

As queimaduras em cerca de 40 a 50 por cento do corpo e o facto de ter o sistema respiratório muito atingido, acabaram por provocar a sua morte, quase sete meses depois do incêndio.

È a 13ª vítima mortal dos incêndios em Oliveira do Hospital e a 50ª a nível total dos tràgicos fogos de 15 e 16 de outubro.

O Município de Oliveira do Hospital, que está reunido esta manhã, aprovou um voto de pesar pelo falecimento de Bernarda Matias.

Cinquenta pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas na sequência dos incêndios de outubro de 2017 na região Centro, que também destruíram total ou parcialmente cerca de 1.500 casas e mais de 500 empresas.

Das 50 vítimas mortais, 25 ocorreram no distrito de Coimbra (13 das quais no concelho de Oliveira do Hospital e as restantes 12 nos municípios de Arganil, Pampilhosa da Serra, Penacova e Tábua) e 17 em Viseu (Carregal do Sal, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e Tondela).