CentroTV

Faleceu o antigo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, António Simões Saraiva

Faleceu hoje o ex-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, António Simões Saraiva, com 93 anos.

“Foi com profunda tristeza que o  Município de Oliveira do Hospital tomou hoje conhecimento do falecimento do Dr. António Simões Saraiva, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entre 1976 e 1990 e, mais recentemente, Presidente da Assembleia Municipal (1994-2009)”, revela o município em comunicado.

António Simões Saraiva com o atual presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino

Acrescentando que “dada a natureza das funções desempenhadas, a sua nobreza de caráter e o enorme contributo que António Simões Saraiva deu para o desenvolvimento do concelho, o Presidente do  Município de Oliveira do Hospital,  José Carlos Alexandrino, decretou hoje, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, três dias de luto municipal, caracterizado no hastear da bandeira municipal a meia adriça em todos os edifícios públicos municipais em que a mesma seja ou deva ser hasteada, recomendando ademais às Freguesias do Município, através das respetivas Juntas que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias”.

O presidente da Câmara Municipal expressa “neste momento, de profunda dor e perda, em seu nome pessoal, em nome da Câmara Municipal a que preside, dos seus Vereadores e Funcionários, o seu profundo pesar, bem como a sua mais sentida solidariedade junto dos familiares e amigos”.

Primeiro presidente de Câmara eleito no concelho de Oliveira do Hospital, António Simões Saraiva que foi também presidente da Assembleia Municipal oliveirense, foi um dos autarcas homenageados pela CIM da Região de Coimbra, em 2016, no âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local Democrático.

Simões Saraiva era também uma figura muito ligada à cultura. Foi criado em 16 de abril de 2005 o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva localiza-se na Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital.

Integra obras de pintura e escultura, oleografias, gravuras e apontamentos etnográficos]. Aqui é possível encontrar achados arqueológicos de origem romana originários da estação arqueológica da Bobadela. Tudo peças recolhidas por Simões Saraiva ao longo da sua vida.

O funeral de António Simões Saraiva decorre amanhã, pelas 11h30, em Ervedal da Beira, com todas as restrições impostas pela DGS.