Joaquim Basílio, mais conhecido como “Mendigo Basíllius”, faleceu hoje, aos 82 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde estava internado.
O funeral decorre amanhã, às 10H30, da capela mortuária (nova) da Igreja de S. José, onde o corpo se encontra em câmara ardente, para o Complexo Funerário Municipal de Coimbra, em Taveiro.
Joaquim Vieira Basílio, mais conhecido por “Mendigo Basilius”, foi homenageado em 2015 pelo Clube de Comunicação Social de Coimbra (CCSC), na Feira Cultural de Coimbra, numa iniciativa a que se associou a Câmara Municipal de Coimbra (CMC).
No tributo ao artista estiveram presentes a vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, os responsáveis do CCSC, Braga da Cruz e Américo Santos, e o mentor desta homenagem, Francisco Andrade.
Na altura Carina Gomes salientou que “a sua postura, a sua atitude, o seu semblante transformam-no num figurante marcante, não só da Feira Medieval de Coimbra, mas também de outros eventos similares que se realizam no país” e “no estrangeiro, nomeadamente, em Itália e França.”
“Aproveitando a sua arte para ajudar, [Joaquim Basílio] entrega as esmolas recebidas a instituições de solidariedade social”, destacou a autarca.
Por tudo isto, a CMC associou-se a esta homenagem a Joaquim Basílio, “como reconhecimento por todo o seu percurso e pela qualidade do seu trabalho”, concluiu Carina Gomes.