Faleceu Vasco Manuel de Campos Lencastre, antigo vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e dirigente associativo.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Vasco Lencastre, de 85 anos, residia no Porto, tendo falecido subitamente na sua casa de campo na Carvalha, no concelho de Oliveira do Hospital.
Nasceu em Avô em 18 de Fevereiro de 1938, filho do médico e poeta, Vasco de Campos e de Maria de Lurdes Lencastre.
Mostrou desde cedo a sua vocação associativa e altruísta.
Foi um regionalista convicto, colaborando activamente em diversas associações da sua terra natal e do concelho de Oliveira de Hospital.
Entre outros cargos, foi presidente da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, assim como da Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense.
Foi ainda sócio fundador da Comissão de Melhoramentos da Carvalha, da qual era o sócio número um.
Enquanto estudante de Direito em Coimbra, foi presidente do Orfeão Misto e participou em diversas secções da Associação Académica da Universidade de Coimbra.
Depois de formado, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Hospital e ocupou o cargo de Delegado do Ministério do Trabalho em Santarém e no Porto até 1975.
Inscreveu-se na Ordem dos Advogados em 1970 e foi advogado até à sua morte no passado dia 18 de novembro.
Casou em 1968 com a professora do ensino secundário Maria Helena Aires Ferreira de Campos Lencastre com quem teve quatro filhos, deixando ainda seis netos.
O funeral decorreu hoje na Carvalha, na capela da família e a missa de corpo presente na capela da povoação. O corpo foi depois transportado para o Crematório de Viseu.