CentroTV

Faz 10 anos que McNamara surfou a maior onda do mundo na Nazaré (com vídeo)

Foi há precisamente 10 anos que Garrett McNamara bateu o primeiro recorde do mundo de ondas gigantes na Praia do Norte, na Nazaré.

A onda surfada a 1 de novembro de 2011 tinha 23 metros e 77 centímetros

McNamara entrou para o Guinness World Records ao ter surfado uma onda de 78 ft (23,8 m) na Praia do Norte isto depois de ser rebocado para a onda a partir de um jet-ski.

Entretanto, McNamara continua a busca para uma onda ainda maior. Em janeiro de 2013, McNamara quebrou novamente o seu próprio recorde mundial ao surfar uma onda com cerca de 30 metros.

O Canhão da Nazaré é um canhão subaquático na costa da Nazaré no Oceano Atlântico Ocidental. Detém uma profundidade de pelo menos 5.000 metros e uma extensão de 230 km. O canhão da Nazaré dá origem a ondas gigantescas, fazendo da Nazaré um ponto incontornável da rota do surf mundial.

Ainda que a Praia do Norte tenha captado a atenção mundial, a Nazaré não tem só ondas gigantes e poderosas, mas também pontos e ondas acessíveis a todos os atletas. E também se pode banhar nas suas águas.

A época das ondas gigantes começa em Novembro e termina em Fevereiro. Desde 2011 que o evento Big Wave Challenge se realiza na icónica Praia do Norte, tendo tornado a Nazaré em um dos destinos mais famosos mundialmente para a prática de surf.