CentroTV

Federação do Folclore Português crítica novela “A Serra” da SIC

A Federação do Folclore Português crítica o “rancho folclórico” retratado na novela “A Serra” da SIC.

A Federação do Folclore Português “não se revê na forma nem no conteúdo respeitante ao ‘rancho folclórico’ retratado na novela”, adianta em comunicado.

Adiantando em seguida que “em devido tempo, a FFP foi contactada pela produtora da novela que solicitou auxílio na representação do dito “rancho folclórico”, o que saudámos e aplaudimos, pois, revíamos nesta decisão uma atitude séria rara para fazer um trabalho que dignificasse o esforço e a dedicação de tantos folcloristas portugueses”. 

Realizou-se uma reunião nas instalações da produtora onde, “por um lado, a produtora inteirou os representantes da FFP e dos grupos envolvidos do enredo, das necessidades da produtora na representação de um grupo de folclore e, por outro lado, os grupos e a FFP esclareceram pormenores relativos ao setor associativo referente ao folclore e à etnografia disponibilizando componentes dos grupos, trajes, reportório local devidamente validado pelo CTR da região e envolvendo proactivamente os grupos da região serrana e tudo o que fosse necessário para uma correta representação etnográfica da região”, revela.

Uns dias após a reunião, a situação pandémica nacional “piorou significativamente tendo surgido restrições governamentais no que respeita ao ajuntamento de pessoas e outras regulamentações que todos conhecemos. Nessa sequência, a FFP foi contactada pela produtora que dispensou os préstimos da FFP e dos grupos indicados para o projeto alegando não haver condições para prosseguir com o combinado”, refere.

Durante a difusão da novela, que estreou esta semana na SIC, “constataram-se as nossas piores expectativas pois a região serrana não está devidamente representada existindo apenas uma caricatura do que geralmente se entende por um qualquer ‘rancho folclórico'”, frisa a Federação.

“A nossa indignação foi dada a conhecer, através de mensagem de correio eletrónico, à produtora da novela, com conhecimento à Câmara Municipal de Gouveia e ao CTR da Beira Alta Serrana”, conclui.