CentroTV

Federação Minha Terra crítica diminuição de apoios para micro e pequenas empresas

A Federação Minha Terra, que representa 60 Associações de Desenvolvimento Local do país, critica a diminuição de apoios a micro e pequenas empresas.

“Esta tomada de posição prende-se com a consulta pública que decorreu até 30 de Novembro sobre a proposta do Novo Acordo de Parceria Portugal 2030, que a ser colocada em prática coloca em causa três décadas do instrumento DLBC/abordagem LEADER e de experiência adquirida pelos Grupos de Acção Local (GAL) na implementação prática das iniciativas nos territórios no âmbito de Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL)”, adianta hoje a Federação em nota.

Acrescentando que a “proposta de Acordo de Parceria encerra uma perda de capacidade de intervenção no apoio à criação e modernização de micro e pequenas empresas e na consolidação do emprego sustentável a nível local, face a uma focalização sectorial do PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, acompanhada por uma perda substancial das dotações associadas às Estratégias de Desenvolvimento Local, superior a 40% em relação ao período de programação 2014-2020 e superior a 50% quando se compara com o período 2007-2013. Um retrocesso que consideram preocupante”.

“Os nossos territórios vivem, no pós pandemia, um momento particularmente sensível. Reforçar os instrumentos para trabalhar com as comunidades as soluções de desenvolvimento sustentado e sustentável terá que ser o caminho, não o contrario como esta proposta indica”, frisa.