Sala de visitas natural, o Terreiro do Santo, em Meruge, vai servir de palco a mais uma edição da Feira da Primavera, promovida pela Junta de Freguesia local.
O certame, que surgiu com o objetivo de criar um evento de educação ambiental e de embelezamento das casas e jardins particulares da Freguesia, está marcado para o próximo dia 23, e pretende ser também, na edição deste ano, uma homenagem ao poeta maior da língua portuguesa, Luis Vaz de Camões, quando se comemoram 500 anos do seu nascimento, e cuja obra foi povoada de “forma permanente e genial” por flores e natureza.
“A Feira da Primavera, é a expressão mais visível do Projecto “Entre Pedras Nascem Rosas”, que concebe e promove eventos criativos de educação ambiental e de embelezamento floral de varandas, balcões e jardins particulares da Freguesia, com o propósito conseguido de transformar Meruge e Nogueirinha, em “aldeias jardim””, revela em nota a Junta de Freguesia, que tem assegurada a componente da sensibilização para a preservação da natureza, com a participação dos alunos da Eptoliva e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
“Este ano, vamos criar uma galeria ripícola no espaço das Entre-as-Águas, plantando árvores próprias de zonas húmidas, particularmente Ulmeiros e Freixos. Nas árvores seniores, as crianças e jovens vão instalar ninhos em madeira, para aves e para insectos, promovendo o equilíbrio ecológico, a biodiversidade e o repovoamento ornitológico”, adianta o president da Junra, João Abreu, que anuncia ainda outra novidade: uma pintura mural, alusiva à Primavera, que irá nascer no muro adjacente às “Casas do Bóco” pela mão do artista plástico, REECE.
Mas o diversificado Programa da Feira da Primavera, tem outros atractivos igualmente merecedores de destaque. A “Feira das Flores, dos Mimos e das Plantas” é, por assim dizer, a iniciativa âncora do evento e a que atrai mais participantes, mas haverá também venda de Flores, Suculentas, Árvores de sombra e de fruto, e “mimos de época”, como o cebolo, os pimentos, as couves, as ervas de cheiro. Os habitantes da Freguesia poderão aqui trocar por flores no o seu Vale de 10 euros, oferecido pela Junta de Freguesia.
E como natureza pede sossego, relaxamento, concentração, momentos que as aulas de Yoga, dirigidas pela Professora Raquel Iglésias, vão proporcionar, nas duas sessões, que irão decorrer às 11 horas e às 15.30h, para cuja participação é necessária inscrição prévia, que pode ser feita para os contactos da Junta de Freguesia de Meruge.
No balcão: “Venha Adotar uma Árvore”, os visitantes da Feira podem levar para plantar, gratuitamente, pelo menos uma árvore.
As Oficinas de “Arranjos Florais” e de “Flores de Papel”, decorrerão no espaço da Feira e serão animadas pelo criativo Alberto Leal, sendo a inscrição livre.
Pelas 11h, do Forno Comunitário, começarão a sair quentinhas as famosas Bolas de Carne, de Chouriça, de Bacalhau e as Broas e Trigamilhos. Tendo em conta que a produção não satisfaz a procura, aconselhamos a encomenda prévia, para os contactos da Junta de Freguesia.
Para os visitantes, comunicamos que vai estar disponível um Serviço de Refeições, assegurado pela Associação dos Amigos de Meruge, à base de Grelhada Mista com Arroz de Feijão, Caldo Verde e Bifanas.
A ADSC Vale do Cobral, estará presente com a barraquinha com Enchidos da sua produção artesanal (Chouriças de Carne e de Bofes, Farinheiras, Morcelas e Presunto Curado), compotas e licores.
O Grupo de Gaiteiros “Migalhó”, animará o espaço da Feira durante todo o dia. Pelas 16 horas, a Orquestra Hilaris, da Oficina de Música da Junta de Freguesia de Cernache, Coimbra, dirigida pelo Professor Rui Pinto, dará um prometedor concerto, no salão da A.A.Meruge.
A Feira da Primavera, em Meruge, assume-se assim como o evento de matriz ecológica/ambiental e lúdico/gastronómico, único em toda a região, que convida à visita de todos