CentroTV

Feira das Freguesias e Mostra Gastronómica em Arganil

A Câmara de Arganil aposta mais uma vez na promoção da tradição gastronómica do concelho e promove, a XII Mostra Gastronómica integrada no certame Feira das Freguesias, nos próximos dias 9, 10 e 11 de junho de 2017.

“A 12ª edição deste já caraterístico e tradicional evento decorrerá, à semelhança de anteriores edições, no coração da vila de Arganil, mais concretamente na Praça Simões Dias, Fonte de Amandos e ruas adjacentes”, adianta em comunicado a autarquia.

“Como não poderia deixar de ser, estarão representadas neste certame todas as Freguesias do concelho, distribuídas por tasquinhas regionais, responsáveis por dar a conhecer e a provar as tradições e sabores típicos do património gastronómico local”, salienta ainda a edilidade.

À carta de sabores juntar-se-á a “boa música tradicional e riqueza etnográfica, com a atuação de 24 grupos concelhios, num acontecimento que é acima de tudo um espaço e tempo de convívio e, simultaneamente, fator de desenvolvimento do potencial económico da região”.

Este certame integrará ainda o Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2017, que à semelhança dos anos anteriores, premiará o melhor “Prato Principal Tradicional” e melhor “Sobremesa Tradicional” nas categorias de “Coletividade e Restaurante”, bem como a “Melhor Decoração”.

O concurso, promovido pelo Município de Arganil, destina-se a todas as Tasquinhas participantes e realizar-se-á no dia 10 de junho, com o objetivo principal de contribuir para a divulgação do património gastronómico e cultural, bem como, para a preservação de iguarias de raiz secular do receituário concelhio.

Perante um júri composto por um representante da AHRESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal; da Confraria do Bucho de Arganil; do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, estarão a concurso as iguarias típicas de cada uma das freguesias participantes, cujos vencedores serão anunciados no dia 11 de junho, pelas 18h00.

“A Câmara Municipal de Arganil convida-o a visitar a Feira das Freguesias 2017 – XII Mostra Gastronómica e a deixar imergir todos os sentidos nesta que é já uma conceituada Feira dos sabores tradicionais da Beira Serra, da música tradicional e folclórica, dos aromas que a Serra emana e do convívio e fraternidade únicos, que só o interior sabe proporcionar”, conclui a autarquia.