CentroTV

Feira do Porco e do Enchido leva milhares de pessoas a Meruge

Domingo, dia 10 de Novembro, a Lage Grande e o Terreiro do Santo, na localidade de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, vão encher-se de gente, animação, artesanato e sabores únicos da gastronomia local, para celebrar a 17ª edição da Feira do Porco e do Enchido. Um evento com permanente e multifacetada animação de rua, onde sobressai a valorização dos produtos do Mundo Rural e a aposta na música e na cultura populares.

Certame nascido para evidenciar o papel dos “porqueiros” (negociantes de porcos) no desenvolvimento económico da Freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, a Feira do Porco e do Enchido afirmou-se nestes 17 anos de sucessos, como o mais vernáculo e atractivo cartaz etno/lúdico/gastronómico da Beira-Serra.

No cenário granítico milenar da Laje Grande, os estreantes e os indefectíveis visitantes disporão das irresistíveis especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as Chouriças de Carne e de Bofes, as Morcelas e Farinheiras, os Paios e Presuntos Curados. Munidas que vão estar com primores do património gastronómico local, nas “tasquinhas” encontrará o visitante o inimitável “Arroz de Suã”, pitéu que todos os anos mobiliza um número infindável de apreciadores. Mas não se esgota naquela iguaria a “ementa”.

O “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, os “Torresmos à Moda de Meruge”, feitos à fogueira em caçoila de barro, a “Feijoada à Moda de Nogueirinha” são outras tantas propostas colocadas à disposição do visitante no recinto da Feira pelas associações locais. Pedindo licença ao colesterol, podem os comensais fechar o inolvidável repasto com as irresistíveis guloseimas saídas do “Concurso de Doçaria Tradicional” ou deleitar-se com o Arroz Doce de Anis.

Se na deambulação pelo espaço da Lage Grande, encontrou o Forno Comunitário, detenha-se um pouco e aprenda aí a arte de “tender” ou adquira uma Bôla de Carne, de Bacalhau ou de Sardinha ou simplesmente uma Broa de Milho, a saírem quentinhas do Forno. Se prefere confecionar a sua própria refeição, compre a carne na Feira e utilize gratuitamente os condimentos, as fogueiras e as caçoilas de barro que disponibilizamos.

 

Dos campos em redor, agricultores vão trazer à ”Feira da Agricultura Familiar” as nozes, as avelãs, os figos e as pêras secas, as castanhas e as abóboras, mais a jeropiga, o azeite e os licores e também galos, pitas e galinhas e os respectivos ovos, mais os coelhos e os bácaros e o que demais houver.

Da região e do país chegarão largas dezenas de artesãos para expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos.

A “Mostra do Porco Bísaro”, sempre atractiva para crianças e graúdos, exporá ninhadas de leitões provenientes de explorações ao ar livre da região.

Desde a primeira edição que o Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte”, tem a responsabilidade e o grato prazer de divertir, provocar, envolver e interagir com público, que se deleita com as suas mirabolantes performances.

O Grupo propõe como tema para as recreações da edição de 2019: “1º Centenário (1919-2019) do Regresso a Casa dos Soldados da Freguesia Feitos Prisioneiros na 1ª Grande Guerra” e “A evocação do Armistício”. (ver Programa).

A programação musical da Feira do Porco e do Enchido é outra marca de qualidade do evento.

Durante todo o dia o espaço da Feira será animado por “arruadas” e “concertos espontâneos” a cargo do Grupo de Bombos “Os Maravilhas”, do “Grupo de Concertinas e Cantadores ao Desafio do Minho, do Grupo de Gaitas de Foles de Miranda do Douro: “Bigorna”, da “Banda às Riscas” – música, pantomima e malabarismo; do Grupo de Concertinas de Fernando Meireles.

As crianças terão mais uma vez nesta 17ª edição da Feira um programa específico recheado de surpresas. Para além dos inolvidáveis “Passeios de Burro” que se realizam durante todo o dia no recinto do certame, a novidade desta edição é a Aldeia do Fumeiro – com Pinturas Faciais, Modelagem de Balões, Jogos Infantis, Atelier de simulação de Enchimento e Produção de Enchidos;

Os amantes das caminhadas podem inscrever-se no Passeio Pedestre, com percurso pelos encantadores caminhos dos campos em redor, e saída da Junta de Freguesia, pelas 8 horas da manhã de dia 10.

Sábado, dia 9 de Novembro, é que começa a Festa. Durante a tarde, pelas 15 horas, haverá lugar à abertura da Exposição “O Porco Bísaro na Economia Rural Através dos Tempos”, com a colaboração da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB). Quando Forem 16 horas é a vez do Colóquio: “O Regresso dos Prisioneiros da 1ª Grande Guerra e a Criação da Cruz Vermelha” nas instalações da AAMeruge.

Pelas 21horas terá lugar no Salão da Associação Amigos de Meruge – o Serão Musical, patrocinado pelo GEFAC- Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, constituído por jovens estudantes da Universidade de Coimbra, que cantam e tocam músicas do cancioneiro popular, recolhidas por Lopes Graça, Giacometi, Louzã Henriques, com a mestria e a consciência de quem sabe estar a preservar a memória e o legado da cultura popular portuguesa.

Ainda no Sábado e sob a designação: “O Sacrifício das Castanhas em Homenagem a S. Martinho e a Bênção da Jeropiga” – realizasse o Magusto Tradicional na caruma, na Lage Grande, de participação livre, prometendo castanhas de qualidade e jeropiga da boa.

A noite de Sábado encerrará pelas 23H00 com –Teatro de Fogo: “Esplendor nas Trincheiras” – pelo Grupo VIV’ARTE.