CentroTV

Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia no fim de semana de Carnaval

A Feira do Queijo realiza-se de 10 a 13 de fevereiro, no Mercado Municipal de Seia e espaço envolvente.

Segundo adianta a autarquia o certame reune o que de “melhor se produz no concelho no setor agroalimentar, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, complementado com mostras de artesanato da região”.

O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltam a assumir o núcleo central da feira, contando para o efeito com a participação de meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) e de pão, de vinho do Dão, de enchidos, mel e lã.

Paralelamente, mais de uma centena de expositores ocuparão as áreas expositivas na zona envolvente ao mercado.

O artesanato será um setor com forte presença no certame, através de uma mostra da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, que irá distribuir-se por toda a zona circundante ao mercado municipal, onde também marcarão presença associações do concelho, com as tradicionais tasquinhas de “comes e bebes”.

O amigo fiel do pastor, o Cão Serra da Estrela, também terá lugar de destaque, numa mostra proporcionada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela, sendo também objeto de exposição de fotografia “CÃOstelação”, patente no Mercado Municipal durante o período da feira.

À entrada da feira será novamente recriada a Quinta do Pastor, um espaço de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros animais, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, sendo concebida em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela. No local, como habitual, será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas.

Tendo em vista a promoção da adoção animal responsável, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal promoverá a habitual campanha de adoção de animais de companhia.

Para os quatro dias, a organização desenhou ainda um vasto programa de animação, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos).

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira) e para a produção de enchido ao vivo (terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.

Destacar, também, as demonstrações da ordenha da ovelha, que decorrerão na Quinta do Pastor recriada no espaço da feira, a cozinha ao vivo, e o desfile de moda, com a participação de expositores presentes na feira.

A feira abre todos os dias às 10h00 e encerra às 22h00, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo fecho será antecipado para as 18h00.