CentroTV

Festa da Castanha – Sabores de Montanha é já nos dias 05, 06 e 07 de novembro

A Festa da Castanha – Sabores de Montanha, irá realizar-se nos dias 05, 06 e 07 de novembro, na aldeia de montanha de Folgosinho, inserida no âmbito do plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha.

“Folgosinho será, durante três dias, o cenário desta grande festa de outono, realizada em torno da castanha, produto endógeno de relevância no território, associado à experiência gastronómica de aldeia”, frisa a organização em nota.

As ruas de Folgosinho serão 2decoradas com os motivos da época e instalações feitas com objetos tradicionais e identitários da região, nomeadamente aquelas que ligam o Adro de Viriato, praça central da aldeia e local habitual de encontro das suas gentes, à Avenida do Emigrante, local onde se irá realizar esta edição das Festa da Castanha”.

A Festa da Castanha – Sabores de montanha é um “certame gastronómico realizado em torno da castanha, com venda direta de castanha e de outros produtos gastronómicos que têm a castanha como ingrediente. Conta também com outras atividades ligadas à gastronomia, como realização de magustos comunitários, experiências gastronómicas de montanha proporcionadas pela restauração local, showcookings, oficinas gastronómicas e um concurso de doçaria”.

Irá também “proporcionar outras experiências de conhecimento e atividades realizadas em torno das temáticas de montanha, como saídas de campo, workshops, seminários, plantações e atividades desportivas. Contará ainda com animação e espetáculos musicais promovidos por coletividades locais e uma exposição etnográfica promovida pelo Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho”.

A Festa da Castanha – Sabores de Montanha irá assumir também um cunho ambiental e sustentável, condicionando o uso de plástico e privilegiando a reutilização e utilização de materiais biodegradáveis. O evento é organizado pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, pelo Município de Gouveia e pela Junta de Freguesia de Folgosinho, contando com o apoio de outras entidades locais como a Associação de Baldios de Folgosinho, a Folgonatur, a Associação Lar de Folgosinho, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Folgosinho, o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, o Grupo de Concertinas de Folgosinho (Harmonia Divertida – Associação), a Comissão de Festas em Honra da Nossa Senhora do Socorro 2022, o Clube de Caça e Pesca de Folgosinho e a Associação Cultural e Recreativa da Casa do Povo de Folgosinho.