CentroTV

Festa das Artes em Seia

A Festa das Artes de Seia começa este sábado, dia 2 de maio, e prolonga-se até 30 de junho.

A abertura oficial da ARTIS está agendada para as 21H00, hora em que se procederá à visita das exposições nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, a que se seguirá a cerimónia de homenagem a Geoffrey Norman Kilpatrick (título póstumo) e António Júlio Vaz Saraiva e um concerto com a Orquestra didática do Conservatório de Música de Seia, às 22 horas no Cineteatro.

A mostra coletiva de artes plásticas, composta por trabalhos de pintura, escultura e fotografia de mais de meia centena de artistas de Seia, alusivos ao tema E AGORA?, na perspetiva de olhares críticos sobre o futuro, nas encruzilhadas do mundo moderno, ou de temática livre, estende-se pelos espaços da Casa Municipal da Cultura.

Nas Galerias são apresentadas 35 trabalhos de desenho e pintura e 9 esculturas e o foyer do cineteatro reúne 27 obras de fotógrafos profissionais e amadores. Por sua vez, o Posto de Turismo de Seia acolherá, de 2 de maio a 15 de junho, a exposição de desenho de António Júlio Saraiva, e, de 15 a 30 de junho, uma exposição de pintura dos alunos de artes da Escola Secundária de Seia.

O Festival de Artes de Seia – ARTIS é organizado pelo Município de Seia e a Associação de Arte e Imagem de Seia, e tem como principal enfoque a valorização da criação artística dos agentes locais, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, mas também da música, expressão dramática e outras áreas criativas.

Destaque, neste âmbito, para a instalação performativa “Experiências do Presente Peneiram o Futuro” de Ricardo Cardoso, que vai ter lugar junto ao Mercado Municipal de Seia, no dia 13 de maio (11h), performances de rua pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Seia, nos dias 20 e 27 de maio na parte da manhã, a 3ª edição da Mostra de Música Moderna de Seia (MMMS) e a 6ª edição do Festival Especial, que irão decorrer no Cineteatro da Casa da Cultura, respetivamente, nos dias 16 (21:30h) e 17 de maio (15:30h).

Nesta 13ª edição do Festival ARTIS, a expressão dramática também merece destaque, incluindo na sua programação, de 25 a 30 de maio, o VIII Motin – Mostra de Teatro Infantojuvenil, com espetáculos dos grupos de teatro das escolas do concelho, do ator António Fonseca, encerrando com espetáculo “Oxalá não demore ao céu cair para abraçar o fogo que nos consome”, do Teatro da Academia de Viseu.

No âmbito do festival estão ainda programadas ações como a apresentação do exercício final do Curso de teatro, em data a definir no mês de junho, performances do Agrupamento de Escolas de Seia, sessões de filmes ligados às artes – 7ª Sena _ Núcleo Cinéfilo de Seia, atividades de rua, oficinas de pinturas, etc.