CentroTV

‘Festa do Mercado’ promete animar o renovado espaço municipal de Coimbra este sábado

O Mercado Municipal D. Pedro V vai estar em festa este sábado, dia 07 de maio.

O requalificado espaço municipal vai acolher a Feira de Artesanato Urbano e um programa de animação diversificado, que vai da música à dança nas suas mais variadas vertentes – há concertinas, jazz, fado, música coral, danças afro-latinas e DJ. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinala, assim, a requalificação e modernização de um espaço emblemático da cidade, que a cada dia ganha novos públicos e novas dinâmicas, convidando a população a conhecer o novo mercado e a desfrutar da Praça da Restauração, que será o epicentro de toda a animação, anuncia a autarquia em nota.

O epicentro da festa vai ser na Praça da Restauração, onde decorre a maioria dos espetáculos realizados por coletividades do concelho, sendo que o piso 1 acolhe também a Feira de Artesanato Urbano, das 9h00 às 18h00. “Um certame que congrega 18 expositores, que apresentam produtos criados com recurso a materiais e técnicas de conceção artesanal diversificados e que se distinguem pela sua originalidade e sentido utilitário”, sublinha.

A festa arranca às 9h30 com o Grupo de Concertinas ‘Os Amigos da Paródia’ e pelas 10h00 tem lugar a cerimónia de boas-vindas ao renovado Mercado Municipal, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador responsável pelo pelouro dos Mercados Municipais e Feiras, Miguel Fonseca.

O programa continua com Lead Voices, um grupo vocal da Ad Libitium, com um repertório baseado em temas internacionais conhecidos do grande público, nos estilos pop, soul e jazz, que atua às 10h30 e o período da manhã encerra com danças afro-latinas, às 11h30, pelo grupo Tribo de Dança, do Centro Norton de Matos.

Já da parte da tarde, a animação tem início às 14h30, com o Coro Carlos Seixas, seguindo-se, às 15h30, o Trio de Jazz da Orquestra de Sopros de Coimbra. A apresentação seguinte cabe ao Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, às 16h30, seguindo-se a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra a partir das 17h30.

A animação do espaço vai continuar ao som do DJ ‘The Deep Lover’ e, nesse seguimento, convém recordar que o mercado tem um novo horário de funcionamento, com os pisos 1 e 2 abertos até às 24h00, de segunda a quarta-feira, e até às 02h00 de quinta-feira a sábado.

“O objetivo da festa é, pois, assinalar a refuncionalização do Mercado Municipal e oferecer a toda a população um dia de animação no renovado espaço, que, no último mês, já tem vindo a conquistar novos públicos com abertura ao público da Praça da Restauração, onde é possível encontrar um serviço de takeaway, cafés, doces, gelados, frutas e sumos, crepes e waffles, cocktails, cerveja, vinhos e petiscos, saladas e sopas, pizzas e pastas, sushi, peixe e marisco e carnes, com especial destaque para os hambúrgueres”, frisa ainda o município.

O Mercado Municipal conta, ainda, com um espaço para pequenas feiras temáticas e eventos de animação e contará, a partir da próxima semana, com o Restaurante do Peixe (com 155,63 m2, situado no Piso 2). Os espaços de restauração, bebidas e afins são explorados pela empresa Renasceia – Hotelaria e Restauração, Lda., que venceu o concurso público pelo valor anual de 23.400 euros.

A Câmara de Coimbra realizou, no passado dia 23 de março, uma hasta pública para a atribuição de locais de venda no Mercado Municipal e que dos 78 espaços que se encontravam para concessão (30 lojas e 48 bancas), foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas). Os restantes 57 espaços (18 lojas e 39 bancas) vão ser alvo de um novo procedimento, em data e hora a divulgar oportunamente.

A empreitada de refuncionalização do Mercado Municipal D. Pedro V, “executada pela empresa Veiga Lopes, SA, foi iniciada em março de 2020 e representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros. A operação foi candidatada a fundos comunitários, tendo sido aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) em março de 2021, sendo elegível 1.078.406,52 euros com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 85%, isto é, de 916.645,54 euros”, conclui.