Nena, Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo e Fingertips, os conimbricenses Pensão Flor, “Tudo isto é Coimbra” (que leva a palco 85 músicos locais), “Coimbra, cidade das canções e emoções” e o espetáculo internacional Help! de tributo aos Beatles são os grandes destaques da programação das Festas da Cidade 2023. Mas há muito mais para ver e ouvir.
As Festas da Cidade incluem, ainda, um “diversificado conjunto de iniciativas culturais e desportivas que complementam o programa principal e que agregam eventos como a Feira do Livro e os Casamentos da Rainha Santa Isabel. Coimbra celebra, assim, a cidade com nove dias de festa (de 30 de junho a 8 de julho) e uma vasta programação que promete agradar a todos os públicos”, refere em nota a autarquia.
As Festas da Cidade de Coimbra 2023, que vão decorrer de 30 de junho a 8 de julho, vão “juntar consagrados nomes da música nacional a vários projetos locais, que envolvem mais de uma centena de músicos de Coimbra, e incluem, ainda, um projeto internacional de tributo a uma das maiores bandas de sempre, os Beatles. O Jardim da Sereia volta a ser o palco de toda a festa com nove concertos gratuitos, reforçando assim o posicionamento de Coimbra enquanto cidade de referência na realização de espetáculos musicais ao ar livre, capaz de mobilizar a cidade e atrair, também, inúmeros visitantes. O programa inclui, ainda, vários outros eventos culturais e desportivos, entre muitas outras iniciativas”.
Nena, premiada como artista revelação dos Prémios Play, vai estrear-se nos palcos da cidade logo na sexta-feira, dia 30 de junho, às 21h30, marcando, assim, o início das festas. Pelo palco do Jardim da Sereia, vão passar ainda Carminho, Pensão Flor, Paulo Gonzo, “Tudo isto é Coimbra”, o tributo aos Beatles, Help!, “Coimbra, cidade das canções e emoções”, Bárbara Tinoco e Fingertips. Os concertos começam todos às 21h30 e são gratuitos.
O programa deste ano “assume particular relevância por dar continuidade ao ambicioso cartaz de grandes eventos que tem sido levado a cabo pelo atual executivo municipal. A par disso, é um evento eclético e possibilita livre acesso aos concertos a toda a população”, realça o município.
O programa inclui, ainda, um “diversificado conjunto de iniciativas culturais e desportivas, como por exemplo a Feira do Livro, que vai decorre até 2 de julho na Praça do Comércio, e o Torneio Internacional de Bridge, no Clube Tiro e Sport, a 1 e 2 de julho. É ainda incontornável a referência aos Casamentos da Rainha Santa, no dia 2 de julho, na Igreja do Convento de Santa Clara-a-Nova, às 15h00, e ao espetáculo piromusical à meia-noite de 3 para 4 de julho, junto ao rio Mondego”.
No Dia da Cidade, 4 de julho, às 15h00, vai decorrer a Sessão Solene comemorativa do Dia da Cidade, na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco. Neste dia, há duas propostas musicais bem diferentes, mas igualmente tentadoras: às 20h00, na Feira Popular, Toy vai animar a Praça da Canção, e às 21h30, vai decorrer no Jardim da Sereia o espetáculo “Tudo Isto é Coimbra”, com Bruno Costa, Cordis, Orquestra Clássica do Centro, Coro dos Antigos Orfeonistas da UC, António Ataíde, João Farinha e Francisco Costa.
As Festas da Cidade de Coimbra 2023 assumem-se como “uma organização que se pretende partilhada, cuja aposta é chamar a si a colaboração e participação de toda a cidade, dos munícipes, das instituições, dos espaços patrimoniais, garantindo também a capacidade de atração turística com a captação de visitantes e turistas. É essa a particularidade que faz também desta uma celebração abrangente, dinâmica e, por isso, a grande festa de Coimbra”, conclui.