CentroTV

Festas de São João assinaladas com atividades diversas na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com diversas entidades, preparou um programa diversificado e adaptado ao contexto atual para assinalar as Festas de São João.

Assim, em parceria com a AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, entre os dias 18 e 30 de junho, terá lugar o Sorteio de São João. Nesta iniciativa, que conta com cerca de 130 estabelecimentos aderentes, por cada 10€ em compras os munícipes habilitam-se ao sorteio de prémios em compras.

Paralelamente – e no mesmo período – estarão expostos em diversas montras trajes usados pelas 10 marchas do Concelho que anualmente animam as ruas na noite de São João e que contam com mais de 500 marchantes.

No dia 19 de junho, sábado, no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana, constituída pelos municípios da Lousã, Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo e Penela, terá lugar, no Mercado Municipal, a iniciativa “Mercar e Feirar com Arte”, que contará com performances da Academia de Bailado da Lousã. Este projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Entre os dias 21 e 26 de junho, estarão expostos arcos e balões alusivos às marchas em equipamentos municipais, numa iniciativa intitulada “Marchas à janela”.

Já no dia 23 de junho, entre as 9h30 e as 16h30, terá lugar uma emissão especial da Rádio Mundial FM em direto do Jardim dos Paços do Concelho, que contará com diversas entrevistas a elementos da Marchas e outras individualidades e personalidades do Concelho. Esta emissão será também transmitida na página da Autarquia na Rede Social Facebook.

Também no dia 23 de junho, a partir das 22h, será difundido nas redes sociais, um arraial popular intitulado “São João em casa”. Esta iniciativa contará com atuações da Banda Anarkia, de Tiago Neto & Paulo Fragoso e de um Dj e pretende recriar os arraiais típicos da noite de São João permitindo a todos aqueles que se encontram em casa um momento de festa.