CentroTV

Festival de Cinema da Serra da Estrela mostra filmes premiados

O Município de Seia vai promover no próximo dia 22 de novembro, sábado, pelas 21h30 uma sessão especial CineEco 2014 – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Serra da Estrela.

A referida sessão, que decorrerá no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, conta com a exibição de 4 curtas-metragens, num total de aproximadamente uma hora.

Inserida na estratégia de promover o CineEco todo o ano, a sessão abrirá com a exibição do documentário CineEco 20, de Eduardo Amaro, uma encomenda do município para assinalar a 20ª edição do festival.

Trata-se de uma viagem pelo percurso do festival ao longo de duas décadas, entre trilhos e caminhos da serra da Estrela, guiados pelo guerreiro lusitano Viriato, ouvindo protagonistas do festival.

Outro filme exibido será Outono, de Marco Amaral, de 11 minutos, e que conquistou o Prémio Panorama Regional CineEco 2014.

A obra fala de uma escola que fechou, onde não há crianças e um rapaz para estudar tem de ir para uma terra desconhecida. Entretanto, refugia-se nos sítios que conhece e “a pequena lagarta, vê passar o Outono, sem pressa de se tornar borboleta.

“Aqui não se passa nada, Isadora Sousa, é uma curta de 2 minutos, que foi distinguida com uma Menção Honrosa do Júri da Juventude CineEco 2014.

Por fim, Trama, de Luísa Soares, uma obra-prima de 21 minutos, que passou numa Sessão Especial CineEco 2014 e que trouxe à sala muito público que se reviu na película.

Uma curta onde a realizadora percorreu espaços, sentindo os ecos, ouvindo as memórias, falando com pessoas em forma de arquivo, sentindo o frio e o vazio das fábricas têxteis da região que ficaram sozinhas.